Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Setembro de 2025


Esporte Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013, 12:59 - A | A

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013, 12h:59 - A | A

Itaporã pedirá afastamento do futebol profissional

Ítalo Milhomem - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Um dos semifinalistas deste ano do Campeonato Estadual de Futebol deve se licenciar das atividades profissionais por conta da falta de recursos financeiros.

De acordo com o site Gazeta MS, essa é intenção do presidente, Dione Lima, após se reunir com a diretoria do clube. Sem apoio da Prefeitura Municipal e ainda com dívidas desta temporada, o Itaporã deve trabalhar apenas com as categorias de base nos próximos anos e só então tentar o retorno ao profissionalismo. Confirmado o afastamento, a vaga aberta deve ser ocupada pelo terceiro colocado da Série B atualmente em disputa.

"Não podemos cometer o mesmo erro. Nossa cidade é muito pequena e não dá para disputarmos o campeonato sem o apoio da Prefeitura Municipal. Nós montamos um projeto, mas mesmo tendo um dos elencos mais baratos [cerca de 50 mil reais mensais], não conseguimos captar recursos no comércio local", lamentou.

Com a decisão de se afastar já tomada, o presidente disse que a possibilidade de voltar atrás passaria obrigatoriamente com os gastos do clube sendo assumidos pelo município, o que não deve acontecer. "Se a Prefeitura fosse assumir os gastos, mesmo com uma equipe com atletas locais, talvez não tomássemos essa decisão. Mas isso já não aconteceu esse ano e não vamos arriscar de novo", disse.

Ainda com uma folha de pagamento em aberto, a intenção do clube, porém, é se afastar sem pendências financeiras. "Até o dia 15 de setembro vamos quitar a última folha de pagamento. Nossa intenção é sairmos com dívida zero, focarmos nas categorias de base e voltarmos em dois anos", conclui.

História curta e de sucesso

Fundado em 2008, o Itaporã FC conseguiu acesso para a primeira divisão ainda no seu primeiro ano. Disputou e venceu o Campeonato Estadual amador que lhe rendeu uma vaga na Série B do mesmo ano, também vencida pelo clube. Nos dois primeiros anos na Série A, terminou entre os quatro melhores, chegando, inclusive, a disputar vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
O desempenho caiu em 2011 e 2012, mas neste ano, mesmo com todos os problemas, voltou às semifinais, perdendo a vaga na decisão em dois jogos contra o Naviraiense com uma derrota em casa por 1 a 0 e vitória fora por 2 a 1, classificando o adversário pelos critérios de desempate.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS