Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025


Esporte Quarta-feira, 02 de Maio de 2012, 09:28 - A | A

Quarta-feira, 02 de Maio de 2012, 09h:28 - A | A

Iguais em tudo, finalistas de hoje buscam melhoria no ranking da CBF

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com vagas asseguradas na Copa do Brasil de 2013, as equipes do Naviraiense e Águia Negra de Rio Brilhante, iniciam hoje à noite, em Naviraí a disputa pelo título de campeão da temporada do Futebol Estadual, além da vaga para a participação na provável Série D - pois existe um estudo na CBF, para a extinção da reprovada competição da Série C e com isso, a busca por uma melhor colocação no ranking do futebol brasileiro, onde o Operário na 40ª colocação continua sendo o melhor posicionado do Estado.

Além da igualdade entre ambas as equipes na participação dos campeonato estaduais, onde os números apontam equilíbrio, com a vantagem de apenas um gol para o Naviraiense contra o seu opositor de hoje à noite, as finalistas do Futebol Sul-mato-grossense, também aparecem em igualdades nas competições nacionais, conforme o levantamento apontado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Com um título estadual cada uma das finalistas de hoje, - a equipe do Águia Negra, de Rio Brilhante campeã em 2007 e a do Naviraiense, em 2009, ambas já participaram de competições nacionais.

O título de 2007 deu ao Águia Nega, a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série C, - pois na época não havia a Série D -. Nessa competição, a equipe de Rio Brilhante chegou a avançar até à 2ª fase, mas ficou por ai. Na ocasião, a equipe campeã, foi a do Bragantino.

Além dessa participação, coube ao Águia Negra, na temporada de 2008, a responsabilidade de representar a modalidade estadual, na Copa do Brasil quando foi desclassificada ainda na primeira fase, ao enfrentar o Paranavaí, do Paraná.

A equipe rubro negra até que iniciou bem a competição e logo no primeiro jogo, em Rio Brilhante, foi registrado um empate por três gols e no jogo de volta, o time de Mato Grosso do Sul, segui vencendo por 3 x 1, placar esse que lhe dava a classificação para a segunda fase da competição, o mesmo acabou sendo derrotado, de virada, por 4 x 3, dando adeus a sua continuidade na Copa.

NAVIRAIENSE

Em 2009, a equipe da região Cone-Sul do Estado, teve a sua primeira participação no Campeonato Brasileiro da Série D e logo no primeiro jogo, contra o Londrina, do Paraná, deu a falsa impressão que avançaria para a fase seguinte, com a vitória por 1 x 0, contra os paranaenses. Não deu e o time acabou sendo desclassificado.

Com o título de campeão em 2009, a equipe foi a representante do Estado na Copa do Brasil e, conforme os pedidos feitos pelos dirigentes do clube, a Federação de Futebol, através do seu presidente, Francisco Cezário, viabilizou junto a CBF, a vinda do Santos ao Estado, em função do grande número de torcedores que o time paulista tem na região do Cone-Sul, ainda mais na época, Robinho voltava ao time da Vila e nele, se juntou a Neymar, Paulo Ganso, entre outros.

No primeiro jogo, disputado no Morenão, vitória do Santos pelo magro placar de 1 x 0, resultado esse que, conforme o regulamento da competição obriga a realização de uma segunda partida e a mesma foi confirmada para a Vila Belmiro, reduto do “Peixe”.

Acreditando na possibilidade de surpreender o Santos, na sua casa, o técnico Paulo Rezende, do Naviraiense, escalou um time ofensivo, sem se preocupar com o ataque demolidor do Santos e depois dos 90 minutos de jogo, o que se viu, foi a histórica goleada imposta pelo time praiano, por 10x 0, resultado esse que além de eliminar a equipe, serviu também de chacota e imaculou o futebol de MS.

Com esses retrospectos, os dois finalistas do futebol Sul-mato-grossense, conforme o ranking da CBF ocupam hoje, a 276ª posição.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS