Em 27 de agosto de 2007, Jadel Gregório subia ao pódio para receber a prata do salto triplo no Mundial de Osaka. Dois anos depois e a algumas milhas do Japão, o triplista tem uma nova oportunidade de mudar a cor de sua medalha. Nesta terça-feira, a partir de 13h05m (de Brasília), o paranaense salta no estádio olímpico de Berlim para enfrentar novamente seu algoz na competição asiática, o português Nelson Évora, campeão mundial e olímpico, na disputa pelo ouro inédito para o esporte brasileiro.
Jadel se classificou para a final desta terça-feira ao saltar 17,06m e ficar na 8ª colocação nas eliminatórias. Ainda superando as dores de uma tendinite no joelho esquerdo, o triplista garantiu a marca logo na primeira tentativa, para depois queimar a segunda e alcançar somente 15,48m na terceira. O melhor resultado do paranaense na temporada 2009 foi a prata na etapa de Paris da Golden League, em julho, com 17,12m, bem longe de seu recorde sul-americano de 17,90m, conquistado há dois anos.
Seu maior rival no estádio olímpico de Berlim será Nelson Évora. O português já mostrou que está em ótima forma e quer defender seu título mundial, conquistado em Osaka, em 2007. Nas eliminatórias, o também campeão olímpico precisou de apenas um salto para garantir 17,44m e ficar em primeiro lugar na classificação para a final.
Bolt volta às pistas sem ameaça de rival
Mas a terça-feira também reserva mais velocidade no estádio olímpico de Pequim. Depois de impressionar a todos com o recorde mundial de 9s58 na final dos 100m, Usain Bolt volta às pistas nas quartas de final dos 200m. Sem a presença do atual campeão mundial, o americano Tyson Gay, que desistiu da prova por sentir dores na virilha, o caminho dos jamaicanos para mais uma medalha dourada está mais curto. Resta saber apenas quem vai comandar a dança na chegada, Bolt ou Asafa Powell, medalhista de bronze nos 100m. As as quartas de final serão a partir de 13h05m. (Globo Esporte.com)
(JG) - Capital News (www.capitalnews.com.br)