O futebol de Mato Grosso do Sul terá um salto significativo em representatividade na temporada de 2026. Em alinhamento com o novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), por meio do presidente Estevão Petrallás, confirmou a conquista de vagas adicionais em três competições nacionais.
A partir de 2026, o estado terá: três vagas na Copa do Brasil (antes duas), duas vagas na Série D (antes uma) e duas vagas na Copa Verde (antes uma). A decisão visa democratizar o acesso e fortalecer o futebol sul-mato-grossense.
Critério do Desempenho no Estadual define Portuguesa Pantanal
Anderson Ramos/Arquivo Capital News
Presidente da FFMS define critérios pelo desempenho no Estadual e Costa Rica promete lutar pela vaga da Copa do Brasil para 2026
A FFMS confirmou, por meio de comunicado oficial, que o critério para preencher as novas vagas será o desempenho esportivo obtido no Campeonato Estadual de 2025, conforme diretriz da CBF (Ofício nº 3709/2025)
A decisão foi crucial para definir a terceira vaga na Copa do Brasil. Com o critério do desempenho, o terceiro colocado do Estadual, Portuguesa Pantanal, garantiu a vaga, superando o Costa Rica, que argumentava ter direito à vaga pelo melhor posicionamento no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Confira a definição oficial das vagas (Critério) para as competições de 2026:
Copa do Brasil 3 Vagas
Operário FC, Ivinhema FC e Portuguesa Pantanal (Campeão, Vice e 3º colocado do Estadual 2025)
Copa Verde 2 Vagas
Operário FC e Ivinhema FC (Campeão e Vice-campeão do Estadual 2025)
Brasileirão Série D 2 Vagas
Operário FC e Ivinhema FC (Campeão e Vice-campeão do Estadual 2025)
Polêmica se instala: Costa Rica promete acionar a Justiça
Apesar da oficialização pela FFMS, a decisão gerou insatisfação na diretoria do Costa Rica, que havia conquistado a vaga via Ranking. O clube informou a reportagem do Capital News que está analisando a situação se pretende ou não entrar na Justiça para reverter a decisão e garantir seu lugar na Copa do Brasil.
O Presidente Rogério Barbosa do Costa Rica Esporte Clube, informou a reportagem que analisa juntamente com o corpo jurídico do clube para ver o melhor caminho a seguir. "Estamos analisando a forma que nos foi apresentado o novo calendário da CBF, onde o próprio Presidente da CBF Samir Xaud disse que as vagas poderia ser definidas pelo Ranking da entidade, e/ou seletiva em conformidade com a Federação local. Estamos estudando o que as federações pelo País irão fazer em cada estado, se tiver alguma possibilidade, iremos sim buscar os nossos direitos", finalizou o Presidente do CREC.
O presidente da FFMS, Estevão Petrallás, disse a nossa reportagem que defende a escolha, alegando que a Federação está em "alinhamento integral às orientações da CBF" e que o critério de mérito esportivo do último Estadual foi o estabelecido pela entidade máxima do futebol brasileiro.
Dani Mugarte/Arquivo Portuguesa Pantanal
Costa Rica está a frente da Portuguesa Pantanal no Ranking da CBF e disse a FFMS que pretende lutar pela 3ª vaga da Copa do Brasil em 2026
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

