Anderson Ramos Capital News

Presidente Estevão Petrallás apresenta calendário 2026 e destaca modernização do futebol sul-mato-grossense
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) apresentou nesta segunda-feira (20), no Auditório Toyota Ramires, em Campo Grande, o calendário oficial do futebol sul-mato-grossense para a temporada 2026.
Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentar no início de outubro o Calendário Nacional de Competições 2026, agora foi a vez da FFMS oficializar o cronograma estadual, marcando uma nova etapa para o futebol sul-mato-grossense com várias novidades.
O evento foi conduzido pelo presidente Estevão Petrallás e pelo diretor de competições Marco Antônio Tavares, e contou com a presença de dirigentes de clubes, autoridades esportivas, representantes da imprensa e convidados.
Anderson Ramos Capital News

Marco Tavares apresentou o retorno da Copa MS, com a participação dos clubes ativos na Séries A e B do MS
A principal mudança é a redução de datas do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A, que passará a ter apenas 11 rodadas, com início em 18 de janeiro.
A Série B será disputada entre 23 de maio e 26 de julho, antecipada para o primeiro semestre.
Outra grande novidade é o retorno da Copa MS, que será realizada no segundo semestre, com início em setembro, reunindo clubes das Séries A e B.
A competição valerá vaga para a Copa do Brasil e para a nova Copa Centro-Oeste, torneio que garantirá ao campeão o direito de disputar a Copa Verde, em formato reformulado.
Segundo o diretor Marco Antônio Tavares, o campeão da Copa MS poderá escolher entre a vaga na Copa do Brasil 2027 ou na Copa Centro-Oeste, que será a etapa regional da Copa Verde.
A última e única edição da Copa MS aconteceu em 2010, e na época o torneio chegou a valer uma vaga para o Campeonato Brasileiro Série D.
O presidente Estevão Petrallás destacou que o novo calendário busca modernizar e valorizar o futebol estadual, adequando as competições ao calendário nacional e criando oportunidades para os clubes sul-mato-grossenses alcançarem novos espaços no cenário nacional.
Anderson Ramos Capital News

Augusto Domingos Borges Ortega apresentou o novo organograma da Comissão de Arbitragem da FFMS
Também foi apresentado pelo árbitro de Campo Grande , Augusto Domingos Borges Ortega o novo organograma da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul.
Após sua apresentação o Presidente Estevão informou a todos o convite feito ao Ortega assumir a comissão de arbitragem após sua aposentadoria no apito neste final deste ano.
Mais vagas nacionais e incentivo aos clubes
Durante a apresentação, Petrallás confirmou que o Mato Grosso do Sul terá três vagas na Copa do Brasil e duas na Série D a partir de 2026.
Os representantes já definidos são Operário FC e Ivinhema FC na Série D e na nova Copa Centro-Oeste. Na Copa do Brasil agora termos três representantes, o campeão e vice Operário FC, Ivinhema FC e FC Pantanal SAF que conquistou a vaga pela terceira posição no Campeonato Estadual.
O Estado também contará com duas vagas na Copa Centro-Oeste de 2026, onde o vencedor dessa competição regional enfrentará o campeão da Copa Norte, valendo o título da nova Copa Verde.
Calendário de base e homenagens
Além das competições profissionais, a FFMS confirmou o Calendário das Copas de Base, que abrangerão categorias do Sub-9 ao Sub-20, além das Copas Femininas Sub-15 e Sub-17. As disputas serão divididas em quatro regiões do Estado.
Anderson Ramos Capital News

Assessor especial do Governo do Mato Grosso do Sul, Julio Brandt, que ressaltou o trabalho da FFMS
Como forma de homenagem, o torneio feminino levará o nome do eterno presidente da SERC Chapadão, João Félix, falecido recentemente, reconhecendo sua contribuição histórica ao futebol sul-mato-grossense.
Parcerias e apoio ao futebol estadual
O evento contou ainda com a presença do assessor especial do Governo do Estado, Julio Brandt, que ressaltou o trabalho do governador Eduardo Riedel (PP) em prol da estruturação dos clubes e da implantação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em Mato Grosso do Sul.
Segundo Brandt, o governo estuda novas formas de colaborar financeiramente com as equipes que representarão o Estado nas competições nacionais, fortalecendo o futebol local e ampliando o apoio às federações.
Mariana Moreira FFMS

FFMS lança calendário oficial com mudanças no Estadual e calendário ampliado para base e futebol feminino
Presenças
Entre os dirigentes presentes estavam Cel. Nelson Antônio (Operário FC), Gilmar Ribeiro (FC Pantanal SAF), João Carlos Riquelme Rodrigues (Ivinhema FC), Adão da Silva (AA Bataguassu), Marlon Brandt (EC Comercial) e Xândico (Aquidauanense), além de presidentes e representantes de clubes da Série B, clubes Amadores e de Base.
Reabertura do Morenão e uso do Jacques da Luz
Encerrando a cerimônia, o presidente Estevão Petrallás destacou a reunião recente com o governador Eduardo Riedel, e a força tarefa onde o secretário Marcelo Ferreira Miranda, o deputado estadual Pedrossian Neto e representantes da UFMS e da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, que discutem a reabertura do Estádio Morenão no início de 2026.
A FFMS também aguarda a liberação do Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, pela prefeitura, para utilização pelos clubes da capital durante a próxima temporada de 2026.
Anderson Ramos/Arquivo Capital News

Governador Riedel está empenhado em liberar o Estádio Morenão, parcialmente dentro da possibilidade para o Sul-Mato-Grossense e competições Nacionais de 2026
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.