Agência Corinthians

Ferroviária segurou dois empates com o favorito Corinthians e levou título nos pênaltis
A Ferroviária-SP superou o favoritismo do Corinthians e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino. Depois do empate na partida de ida em 1 a 1, neste domingo (29), em São Paulo, o time de Araraquara segurou o 0 a 0 com o Timão no tempo normal e garantiram o troféu nas cobranças de pênaltis, com vitória por 4 a 2. Destaque para a goleira Luciana, que fez ótimas defesas ao longo do jogo e ainda pegou uma das batidas na decisão por penalidades.
Na campanha campeã, a Ferroviária disputou 21 jogos, somando sete vitórias, nove empates e cinco derrotas. As Guerreiras Grenás balançaram as redes 27 vezes e sofreram 14 gols. É o segundo título da Ferrinha, que também conquistou o Brasileirão em 2014.
O jogo
Assim como no jogo de ida entre as equipes, Corinthians e Ferroviária fizeram um primeiro tempo bem estudado no Parque São Jorge. No entanto, o Timão pressionou mais e criou pelo menos quatro chances claras de abrir o marcador. Primeiro, aos quatro minutos, quando Pardal finalizou de cabeça e acertou o travessão. Depois, aos 22, Gabi Zanotti deu bom passe para Milene, que acabou chutando em cima da goleira Luciana. Victória e Tamires também levaram perigo, mas bateram para fora do gol. Do lado da Ferrinha, a melhor oportunidade foi aos 29 minutos, quando Aline Milene recebeu dentro da área, se livrou de duas adversárias, e ficou cara a cara com Lelê, que fez a defesa.
Na volta do intervalo, o Corinthians passou a pressionar mais, enquanto a Ferroviária apostou em boa linha defensiva. Logo aos três minutos, Giovanna Crivelari recebeu na grande área e mandou de cabeça, quase colocando o Timão na frente. Aos oito, Millene invadiu a área e finalizou com perigo, mas viu Luciana fazer a defesa. Tamires e Millene, em duas oportunidades, ainda tiveram mais chances claras de gol, mas sem acertar a pontaria. A Ferrinha, que se fechou em seu campo de defesa, não ofereceu perigo no segundo tempo e segurou o empate sem gols, que levou a grande decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, a Ferroviária converteu com Luana, Aline Milene, Andreia e Jéssica. Do lado do Corinthians, Victória e Gabi Zanotti marcaram, enquanto Tamires parou na defesa de Luciana, e Ingrid chutou para fora.