O primeiro dia de agosto foi o prazo dado para que os clubes de futebol de todo o Brasil apresentassem os documentos exigidos para seguirem competindo profissionalmente. No Mato Grosso do Sul, apenas quatro dos dez clubes já garantidos na primeira divisão do Campeonato Estadual 2017 cumpriram essa obrigação e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) informou ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS) para que os casos irregulares sejam analisados.
Anderson Ramos/Arquivo Capital News

Novo, Serc Chapadão, Costa Rica e Sete são os são clubes com a situação regularizada até o momento na FFMS
No prazo estipulado, as certidões negativas da Receita Federal, FGTS e trabalhista foram entregues pela Serc de Chapadão do Sul, Costa Rica, Novoperário e o atual campeão Sete de Dourados.
Os demais que estão aptos para competições oficiais estão na Série B. Nesta lista estão o Urso de Mundo Novo, Campo Grande, Camapuã, Guaicurus, União/ABC, Sidrolândia e o recém rebaixado Aquidauanense.
"Os clubes que não entregaram essas certidões, não podem, enquanto permanecem assim, disputar competições oficiais, como por exemplo o Comercial na Copa do Brasil e o Operário na Copa Verde ambas competições em 2017. "Temos que aguardar um posicionamento agora do TJD, que tem os prazos para analisar a situação", disse o vice-presidente da Federação, Marcos Tavares.
Enquanto isso não acontece, vale a determinação passada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a todas as federações para que as certidões sejam apresentadas pelos clubes para estarem aptos a disputar competições.
Por enquanto, estão impedidos de jogar pela falta de uma ou outra certidão o Maracaju, Operário FC, Comercial, Ubiratan, Nova Andradina, Cene, Operário AC, Ivinhema, Misto, Corumbaense, Águia Negra, Naviraiense, Itaporã, Pantanal, Coxim, Portuguesa, Pontaporanense e Moreninhas.
De acordo com Tavares, caso esses clubes não estejam regularizados na data do Arbitral da competição que disputam, estarão excluídos e, consequentemente, no caso da Série A, rebaixados. “A Série A, por exemplo, deve começar no dia 14 de janeiro.
Então os clubes devem ser convocados para o Arbitral 90 dias antes, ou seja, meados de outubro. Aqueles que nesta data não estiverem com as certidões disponíveis, estão fora. Agora, se o TJD entender que o prazo final foi mesmo no dia 1º de agosto, caberá aos clubes recorrer da decisão”, explicou.
Sub-19
As determinações já valem para a disputa do Campeonato Estadual Sub-19 que teve a convocação para o Arbitral. Competição válida para apontar os representantes do Estado na Copa São Paulo, os interessados precisam estar com a situação regularizada. “Neste campeonato só podem jogar as equipes que disputaram a Série A ou se inscreverem pra a Série B e dentro já da nova legislação”.
Futebol Feminino
No caso do feminino, a situação muda de figura. Apenas o Comercial tinha atletas inscritas no BID da CBF na última quinta-feira (4), data final para indicar o participante na Copa do Brasil e, por isso, mesmo sem ter as CND, foi indicado para a competição, posição contestada pela Serc.
“A Copa do Brasil feminina pode ser disputada por atletas não-profissionais, então, não necessariamente o clube precisa cumprir o ProFut. A Serc não tinha nenhuma atleta inscrita já que o João Félix [presidente] acredita em uma posição favorável no Tribunal”, finaliza Tavares para reportagem do Capital News.