A hegemonia de 15 vitórias consecutivas e 35 partidas sem derrota da Espanha ruiu na fria noite desta quarta-feira em Bloemfontein. Favorita ao título da Copa das Confederações, a equipe europeia foi surpreendida pelos Estados Unidos ao ser derrotada por 2 a 0, no Estádio Free State. Grande zebra da competição até o momento, os americanos avançam à decisão do torneio na África do Sul.
O resultado negativo impediu que os espanhóis quebrassem o recorde do Brasil de partidas sem derrota. Os europeus permanecerão empatados com a Seleção Brasileira, que conseguiu o mesmo feito de 35 jogos de invencibilidade entre os anos de 1993 e 1996.
Os americanos, que já haviam surpreendido a todos ao derrotarem o Egito por 3 a 0 e avançarem às semifinais, tiveram grande atuação do goleiro Howard e dos atacantes Donovan, Dempsey e Altidore para parar a equipe sensação do mundo na atualidade.
Com caras desoladas, os jogadores espanhóis e o técnico Vicente Del Bosque pareciam não acreditar que foram eliminados da Copa das Confederações. Agora, os americanos aguardam o confronto entre Brasil e África do Sul, nesta quinta-feira, para saber qual será o seu adversário na final.