A seleção brasileira de futebol joga na tarde desta quinta-feira contra a África do Sul por uma vaga na final da Copa das Confederações. Quem vencer pega os Estados Unidos da América; zebra que derrotou a favorita Espanha por 2 x 0, ontem.
O jogo entre Brasil e o time da casa será em Joanesburgo, uma das três capitais do País. A seleção canarinho é a única invicta até agora na competição: venceu Egito por 3 x 2, EUA por 3 x 0 e a arquirrival Itália por 3 x 0. Nos três jogos entre Brasil e África do Sul, nós já perdemos uma vez. Não era o time principal, mas, pelas Olimpíadas de Sisdney (2000), na Austrália, eles fizeram 3 x 1. Dois dos sul-afrricanos que estavam em campo naquela ocasião devem enfrentar o Brasil hoje, às 14h30 (horário de Brasília).
Retrospecto
Mesmo atento a uma nova zebra na competição, o Brasil tem leve vantagem nos confrontos contra a África do Sul, mas os placares foram sempre apertados.
No primeiro embate, no 24 de abril de 1996, o Brasil venceu por 3 x 2 com gols de Flávio Conceição, Rivaldo e Bebeto, em partida disputada no First National Bank Stadium, em Joanesurgo, e na qual a seleção chegou a perder por 2 a 0 para a equipe sul-africana até o segundo tempo.
No segundo jogo entre as duas seleções, em 7 de dezembro de 1997, também em Joanesburgo, a vitória brasileira foi de 2 x 1, com gols de Romário e Bebeto. Esta partida foi disputada no estádio de Ellis Park, onde Brasil e África do Sul voltam a se enfrentar nesta quinta-feira.
Nas Olimpíadas de 2000, em Sydney (Austrália), em 17 de setembro, a seleção, o time de Vanderley Luxemburgo, perdeu por 3 x 1. Edu fez para o Brasil.
Os zagueiros Mokoena (capitão do time de Joel) e Booth, que atuam hoje pela seleção sul-africana estavam em campo nauela vitória sobre o Brasil.