Anderson Ramos/ Arquivo Capital News

Morenão terá que ficar em condições de receber jogos do Comercial para a Copa do Brasil em 2016
Preocupado com o atual estágio letargia vivido no futebol da Capital do Estado, cujos clubes não têm um local para mandar os jogos, o deputado Zeca do PT classificou o fato como é uma vergonha, em função de os times terem que jogar em outras cidades.
Diante dessa crise que se instalou no futebol da Capital, que não tem um estádio capaz de sediar os jogos dos Campeonatos Estaduais, a intenção do Deputado Federal é a de sugerir ao prefeito Alcides Bernal (PP) e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria, a utilizarem a Lei Federal de Incentivo ao Esporte para fazer a adequações necessárias nos estádio Jacques da Luz e Pedro Pedrossian, o Morenão.
O estádio Morenão foi interditado no dia 18 de setembro de 2014, estando portando há mais de um ano com os seus portões fechados para os jogos de futebol oficiais. Esse fato chamou a atenção do deputado Zeca do PT que de “tabela” também demonstrou preocupação com o estádio Jacques da Luz, localizado nas Moreninhas.
Deurico Ramos / Arquivo Capital News

Deputado Zeca do PT, vai se empenhar para ajudar o nosso futebol
"Precisamos liberar o Morenão que está sem jogos há quase dois anos e melhorar estrutura do estádio Jacques da Luz para que possa atender adequadamente ao futebol profissional de Campo Grande", justificou o Deputado Federal.
Morenão
Para atender as exigências feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE), que elencou uma série de obras e entre elas, até mesmo a remoção ou rebaixamento das torres de iluminação, na época o custo da obra ficava em torno de R$ 4,5 milhões.
O parlamentar lembrou, que por meio dessa iniciativa, instituições e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos têm até o dia 31 de outubro para apresentar projetos esportivos ou de reforma e construção de espaços desportivos com doações, que podem ser deduzidas no imposto de renda de empresas e pessoas físicas.
Ao contrário do que se imagina, Zeca do PT está “antenado” na modalidade esportiva e conhecedor das competições em vigência e as que estão por vir. E no argumento usado por ele, o mesmo citou o Campeonato Estadual, no caso da Segunda Divisão que indicará os futuros integrantes da Série A em 2016 e também a Copa do Brasil, competição essa que terá as equipes do Comercial, na qualidade de campeã e do Ivinhema, como vice representando o Estado.
A respeito da sugestão a ser dada ao Prefeito e à Reitora da UFMS, para utilizarem a Lei Federal de Incentivo ao Esporte ele acredita que pode ser uma iniciativa para a solução dos problemas e sem uma praça esportiva ideal, o fato se torna uma vergonha.
“É uma iniciativa que pode resolver os problemas dos estádios na Capital, sem comprometer os recursos dos orçamentos do município e da universidade. São milhões de reais que podem ser captados, e ficarem diretamente em Campo Grande para atender essa demanda esportiva. Temos o campeonato estadual e Copa do Brasil ano que vem, é uma vergonha os times daqui terem que jogar em outras cidades", finalizou Zeca do PT.
Jacques da Luz
O estádio Jacques da Luz foi inaugurado em 2003, pelo deputado Zeca do PT, no seu segundo mandato como governador (2003-2006). A praça esportiva tem capacidade para 4,5 mil pessoas sentadas, cabines de imprensa, vestiários, além de dispor de um campo com dimensões oficiais (90 metros por 60 metros). Foram investidos na época R$ 984 mil na construção do estádio.
No entanto, sem a devida manutenção, hoje o estádio enfrenta muitos problemas. Para a imprensa, falam mais cabines, banheiros. A cobertura que havia na parte oposta à cabine de rádios, devido ao vendaval registrado em outubro de 2014, tudo foi pelos ares e aquela parte não está nem sendo mais usado devido ao sol escaldante.
Recentemente dirigentes dos clubes profissionais de futebol se reuniram com o Prefeito e elencaram uma série de benfeitorias para o estádio visando à temporada de 2016.