O Campeonato Brasileiro terminou com dois rebaixamentos inéditos. As quedas de Cruzeiro e Chapecoense-SC desfalcaram a lista de clubes que nunca tiveram o desgosto de cair para uma divisão inferior na competição nacional. O grupo agora, para lá de seleto, tem apenas o campeão Flamengo e os paulistas São Paulo e Santos.
Mas em outras divisões também são encontrados clubes que ainda não foram rebaixados. Dos 60 que disputam as três principais divisões, 14 nunca caíram, pelo menos não em campo. Isso porque antes da consolidação da fórmula de pontos corridos e padronização de 20 clubes nas Séries A, B e C, alguns poderiam disputar o Brasileirão em um ano e, mesmo com campanha regular, não voltavam no ano seguinte por motivos diversos, desde políticos a ordem de classificação em estaduais.
Entre os clubes que disputam a Segundona, o Cuiabá-MT está na lista, passando das Séries D para C e posteriormente para B sem dar passos para trás. Neste ano, pela primeira vez na segunda divisão, fez uma campanha sólida. O mesmo fez o Operário-PR já há duas temporadas e o Oeste-SP, há alguns anos.
Na Série C a lista é um pouco maior, com alguns que chegam agora na competição e terão a primeira oportunidade de disputar uma competição com possibilidade de queda, casos do Manaus-AM, Jacuipense-BA e Brusque-SC. Na lista estão ainda Botafogo-PB, Imperatriz-MA, São José-RS, Ypiranga-RS e Tombense-MG.