Nada mais justo que brindar os desportistas “convidados” para a festa de aniversário de Campo Grande, como uma partida amistosa, o antigo e sempre bem vindo “Comerário”.
Na verdade é um encontro de craques. As duas equipes recheadas de jogadores que, caso tivessem nascidos há 20 anos, com certeza estariam nos maiores clubes do futebol nacional e quiçá, até mesmo no futebol europeu.
No entanto, o destino não quis e graça a isso, coube aos torcedores dos dois times desfrutarem dos minutos de glória que eles desfilaram pelos estádios de Mato Grosso do Sul e até mesmo em outras cidades.
Foi mais um “Comerário” cuja iniciativa da realização, parte sempre dos próprios jogadores que até home mantém o amor pelo time que,quando mais novos, defenderam com orgulho e galhardia.
Na verdade, o placar pode ser apenas um “detalhe”, pois o bom mesmo, é a resenha, a brincadeira, a “gozação” quando a turma se reencontra, mesmo porque o jogo aconteceu em ocasiões especiais, tal como a desta terça-feira, aniversário de Campo Grande.

Com a bola rolando, pelo menos no primeiro momento, o Operário levou a melhor e fez um gol
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
No entanto, os participantes nada recebem em troca. Nem mesmo o uniforme fica como uma recordação, pois caso acontecesse isso, faltaria tecido para confeccionar pelo menos os calções e as meias, vestimentas essas que o “organizador” faz questão de pedir de volta. Quanto à camisa, pelo fato de não ser oficial e sendo patrocinada por uma ou outra empresa, a mesma pode ficar de lembrança.
JOGO
Desta feita, na partida desta terça-feira (26), o palco foi o hoje reformado Elias Gadia. No campo de futebol suíço. O jogo foi dividido em dois tempos de 40 minutos “par que todos possam jogar” e foi dirigido pelo ex-árbitro Roberto Soares Colman.

Na arbitragem "dois craques" também: Roberto Soares Colamn e Raul dos Pazeres
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
ATLETA
Em campo, um verdadeiro desfile de craques na acepção da palavra. Pelo Operário os goleiros Marquinhos, Marcílio, que é o responsável pelo lado do time alvinegro. Além deles, Pastoril, que o tempo não limitou a sua jovialidade e permanece com o mesmo semblante, tal como chegou ao Estado, vindo de Cuiabá. Biro-Biro, descoberto pelo Comercial, mas que morre de amores pelo Galo, Gilmar, hoje técnico da equipe principal, Biá, Márcio Vieira, Xirú, Pereira, Ademir, entre outros.

Nem mesmo o tempo deixa marcas no Pastoril que mantém a categoria descoberta no Vasco da Gama
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
É claro que o condicionamento físico não é mais o mesmo de 20 anos atrás. Mas a habilidade, o fino trato com a bola, quando esta era tratada como "deusa" e agradecia o trato recebido.
Pela equipe do Comercial, se “apresentaram” Leomar, Paulinho, Zito, Adelar, o responsável pela organização do jogo por parte do time colorado, Gilson, Cataña, Chaveirinho, Brejinho, entre outros.

haveirinho deixou o Comercial para jogador no futebol do Paraná, onde ganhou destaque nacional
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
Antes da partida, a confraternização de todos os jogadores e nela, a mensagem esclarecedora: ”Aqui é tudo brincadeira. Não vale ponto para nada. Nos reunimos apenas para manter a nossa amizade sempre sã e ativa”, disse Avelar antes de pedir a todos para que agradecessem a Deus pela oportunidade de mais um encontro entre os craques do passado que até hoje exibem a categoria herdada, mas que lamentam o fato de terem nascido fora de época.

Antes do início do jogo, a "resenha", a brincadeira dos jogadores recordando os bons tempos
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News
Nas arquibancadas, como sempre, a presença da Torcida Organizada do Operário e a do Comercial, que instalaram as faixas dos times no estádio.
Entre os torcedores estava o presidente eleito recentemente, Estevão Petrallas que foi prestigiar o evento.
“É sempre importante revermos os grandes jogadores que marcaram época no futebol do Estado. Além disso, é sempre importante estarmos juntos independe da categoria, mas sendo o Operário, temos que acompanhar”, disse Petrallás.

Presidente eleito Estevão Petrallas, prestigiou o evento realizado no Elias Gadia
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Independente de categoria, as torcidas sempre presentes mantendo vivo o amor pelos clubes
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Tudo pronto chegou a hora de agradecer a oportunidade do reencontro entre amigos e da alegria do futebol
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News

Descoberto em Porto Murtinho, Biro-Birto brilhou no Comercial, Guarani e depois no Operário
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News