Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Esporte Quinta-feira, 11 de Março de 2021, 14:55 - A | A

Quinta-feira, 11 de Março de 2021, 14h:55 - A | A

Pandemia Covid-19

CBF, Federações e clubes garantem manutenção do futebol

Entidades apontam segurança e necessidade econômica para manter competições em andamento

Rogério Vidmantas
Capital News

Lucas Figueiredo/CBF

Rogério Caboclo CBF

Rogério Caboclo diz que trabalho durante a temporada ofereceu ambiente seguro e controlado aos jogadores e comissões técnicas

O futebol brasileiro não deve parar durante essa alta de casos da covid-19 no Brasil. Pelo menos foi o que ficou decidido em reunião realizada, nesta quarta-feira (10), entre a Confederação Brasileira e Futebol (CBF), Federações Estaduais e clubes das séries A e B. Com diversos estados apertando as medidas de restrição para tentar conter a disseminação do coronavírus, em relação aos campeonatos coordenados pela CBF, a alternativa será a transferência da referida partida para outra cidade do mesmo ou de outro estado.

 

Em nota divulgada no site oficial da CBF, a entidade lista seis itens que embasam a decisão tomada, desde a segurança dos envolvidos nas partidas até a questão econômica dos empregos que são gerados pelos clubes durante as competições. “Temos um trabalho incansável e de alto nível técnico, que se traduz num protocolo sanitário e processo de testagem permanente, que oferecem ambiente seguro e controlado aos jogadores e comissões técnicas. A temporada de 2020 demonstrou a robustez desse trabalho e gerou aprendizados que nos tornam hoje ainda mais preparados. O futebol brasileiro não vai parar”, afirma Rogério Caboclo, Presidente da CBF.

 

Segundo os representantes de federações e clubes, o fato de as partidas estarem sendo disputadas sem público, diminui consideravelmente possibilidade de transmissão em larga escala do coronavírus. “A disputa das competições de futebol estaduais e nacionais, sem a presença dos torcedores nos estádios, ocorre em um ambiente seguro e controlado, continuamente monitorado por meio de testes e inquéritos epidemiológicos”, diz o primeiro item.

 

Na temporada 2020, encerrada no último domingo (7), a CBF foi responsável pela organização de 21 competições e foram aplicados quase 90 mil testes, com taxa de positividade de 2,2%. Segundo a CBF, estudos científicos elaborados por médicos especialistas atestam que não houve contágio entre os jogadores durante as partidas, resultados comprovados a partir do monitoramento de jogos das quatro séries do Campeonato Brasileiro, mediante a aplicação de técnicas como sequenciamento genético do vírus, constituindo-se no maior estudo feito no mundo sobre pandemia e futebol.

 

“Por tudo isso, a CBF, Federações e Clubes entendem que existem todas as condições para a continuidade das competições com segurança e responsabilidade, a exemplo do que é verificado nos principais países do mundo e nos mais diversos esportes, não havendo registro, entre as ligas mais importantes, de nenhuma paralisação durante a segunda onda da pandemia nos seus respectivos países”, conclui a entidade.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS