Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Agosto de 2025



Esporte Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015, 17:17 - A | A

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2015, 17h:17 - A | A

Comerário

Campo Grande pode ganhar um Comerário no aniversário da cidade

Jogo marcaria o reencontro dos mais tradicionais clubes do Mato Grosso do Sul após quatro anos sem se enfrentarem e a possível reabertura do Morenão

Rogério Vidmantas
Capital News

A história recente do futebol sul-mato-grossense registra algumas rivalidades regionais como a que marca a disputa entre Ivinhema e Naviraiense ou ainda Águia Negra e Naviraiense, confrontos que já decidiram títulos e outras disputas eliminatórias. Em Campo Grande, as disputas entre Comercial e Cene ou mais recentemente dos dois contra o Novo também recebem o tratamento de clássico, mas nenhuma dessas tem a grandeza de um Comerário, o encontro entre Comercial e Operário, os dois mais tradicionais clubes do Estado. 

Arquivo Higa

Campo Grande pode ganhar um Comerário no aniversário da cidade

Nostalgia: Grande craques já desfilaram seus talentos em um Comerário no estádio Pedro Pedrossian (Morenão)

O poder público estaria resgatando um pouco da nossa história nos gramados do Mato Grosso do Sul, como nesta foto de arquivo que carregada de nostalgia nos vais lembrar de craques do Operário como os meias Garcia, Pastoril e o "Rei" Artuzinho e grandes nomes pelo lado do Comercial como Dema, Cido e o consagrado Gonçalves.

O jogo, que não acontece desde 2011, pode voltar ao cenário no próximo dia 26 de agosto, aniversário de Campo Grande. Um acordo entre as diretorias dos dois clubes, prefeitura municipal (Gilmar Olarte) e governo do Estado (Reinaldo Azambuja) está sendo feito para que a partida aconteça, já que ambos estão com equipes em atividade. E poderia ser comemorativo a entrega de faixas ao Comercial, que foi campeão estadual neste ano de 2015.

Raul Rodrigues/Foto Cedida Arquivo

Campo Grande pode ganhar um Comerário no aniversário da cidade

Neste Comerário de 2008, casa cheia no Morenão. Que volte esses bons tempos para nosso futebol.

 

O Comercial na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro e o Operário se preparando para a Série B do Campeonato Estadual. Oficialmente, dirigentes dos dois lados ainda evitam comentar o assunto, mas as conversas rumam para um entendimento, dependendo exclusivamente dos governantes derem o ponta pé final para que as maiores torcidas dos mais vitoriosos clube do estado voltem a disputar um legítimo clássico.
 
E tendo como palco principal a possível volta e liberação do Estádio Pedro Pedrossian, o popular Morenão. O Presidente da Federação de Futebol Francisco Cesário e  demais autoridades estão tentando viabilizar a liberação junto aos órgãos competentes ainda este mês de Agosto.

A última vez que os dois times se enfrentaram foi em 2011, no Campeonato Estadual. Foram dois jogos, com um empate em 2 a 2 e uma vitória comercialina por 1 a 0. Naquele ano, o Operário terminou rebaixado e desde então luta para retornar à Série A.  Este jogo, portanto, seria o reencontro dos dois times após quatro anos de silêncio e saudade. 

 

Anderson Ramos / Capital News

Campo Grande pode ganhar um Comerário no aniversário da cidade

Treinador Chiquinho Lima acha importante o resgate do Comerário e apoia a ideia

Para os técnicos dos dois lados, o jogo seria a oportunidade do torcedor matar a saudade de uma rivalidade histórica. “Seria muito importante para resgatar a rivalidade entre os torcedores das duas equipes e consequentemente seria importante também para o futebol sul-mato-grossense. No aspecto técnico, os dois times tem atletas de qualidade, seria um grande jogo”, afirma Chiquinho Lima, treinador do Operário. “Nós, profissionais do Operário, torcemos para que esse jogo possa ser viabilizado pelas diretorias e patrocinadores e possamos reviver esse grande clássico”, completa. 

Do lado vermelho, o pensamento é parecido. Gilmar Calonga, hoje técnico do Comercial, mas que já comandou o time do Galo e marcou época como atleta operariano, segue a linha do colega e fala em saudade do torcedor.

Divulgação

Comercial já treina visando o Campeonato Brasileirão da Série D a partir de julho

O treinador Gilmar Calonga confiante com a volta aos treinos

 

“É um clássico de décadas de história que o campo-grandense gostava de ver. Se os dois times entrarem em campo com o propósito de jogarem futebol, vão deixar o torcedor com vontade de voltar”. Se acontecer, Calonga acredita que o torcedor presenciaria um grande jogo. “Os dois times estão com bom elenco, acredito que seria um excelente jogo, para frente, e um grande teste para ambos”, conclui.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS