Na noite desta quinta-feira (21), o Botafogo deu adeus ao sonho do bicampeonato consecutivo da Conmebol Libertadores. No Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, o Alvinegro foi derrotado por 2 a 0 pela LDU, resultado que reverteu a vantagem conquistada no jogo de ida, no Rio de Janeiro, e decretou a eliminação ainda nas oitavas de final.
A equipe carioca entrou em campo com a vantagem do empate, mas viu a vantagem cair logo aos seis minutos, quando Villamil abriu o placar para os equatorianos. Com dificuldades para segurar a forte marcação e incapaz de criar ofensivamente, o time comandado por Davide Ancelotti foi dominado durante quase todo o confronto.
O golpe final veio na etapa complementar, quando Alzugaray ampliou em cobrança de pênalti – lance que nasceu de um escanteio considerado inexistente pelo lado alvinegro. Apesar da expulsão de um jogador da LDU nos minutos finais, o Botafogo não conseguiu reagir.
A polêmica dos três volantes
A estratégia de Davide Ancelotti foi bastante questionada. O treinador escalou Allan, Danilo e Marlon Freitas juntos no meio-campo, priorizando a marcação. O desenho da equipe, porém, remeteu ao episódio recente que custou o cargo a Renato Paiva. Em julho, o português foi demitido após utilizar três volantes contra o Palmeiras no Mundial de Clubes e perder força ofensiva.
A repetição da fórmula reacende a pressão interna, especialmente sobre John Textor, dono da SAF, que já havia criticado publicamente a postura conservadora do time em jogos decisivos.
Vitor Silva/Botafogo

O time do Botafogo comandado por Davide Ancelotti foi dominado durante quase todo o confronto contra o LDU
Impacto financeiro
Além da frustração esportiva, a eliminação traz prejuízo financeiro. O Botafogo deixa a Libertadores com essa queda nas oitavas, o clube finaliza sua participação com cerca de R$ 30,4 milhões. Ou seja, esse ano a diferença para as verbas conseguidas no ano passado, quando o clube carioca conquistou o título de 2024 é de R$ 171,1 milhões menor.
Próximos compromissos
Sem a Libertadores, o foco do Alvinegro volta para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul, no próximo domingo(24). Já na quarta-feira(27), o time terá novo desafio em mata-mata: o clássico contra o Vasco, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil.