Vítor Silva / Botafogo

Artur marca aos 14 segundos e garante vantagem mínima para o Alvinegro no duelo de ida das oitavas
O Botafogo precisou de apenas 14 segundos para definir o placar e sair em vantagem no confronto contra a LDU. Carlo Ancelotti esteve no Estádio Nilton Santos ao lado da comitiva da Seleção para acompanhar o jogo entre Botafogo e LDU, pelas oitavas da final da Conmebol Libertadores.
Na noite desta quinta-feira (14), diante de 37.131 torcedores no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro venceu por 1 a 0 no duelo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores.
O gol foi marcado logo no primeiro lance: Alex Telles fez um cruzamento preciso e Artur apareceu livre para completar para as redes, surpreendendo a defesa equatoriana e o goleiro Domínguez.
Após o início fulminante, o Botafogo adotou postura mais cautelosa, apostando no contra-ataque. A LDU tentou reagir e quase empatou em um erro defensivo alvinegro: o goleiro John saiu mal, Villamil finalizou por cobertura, mas Vitinho salvou em cima da linha — lance que garantiu ao lateral o título de melhor em campo.
No segundo tempo, o time de Botafogo voltou a ter mais posse de bola e criou chances, principalmente quando o adversário recuou suas linhas, mas não conseguiu ampliar a vantagem.
O técnico Davide Ancelotti se disse surpreendido pela pressão do time equatoriano e comemorou a vantagem alvinegra; "Vejo que é uma competição de alto nível, onde os jogos são difíceis, porque os times são organizados. LDU surpreendeu porque não conhecia bem, tive pouco tempo para estudar o time, então eles surpreenderam. Fico contente com a nossa vitória", disse Treinador Alvinegro.
Com o resultado, o Botafogo joga pelo empate na partida de volta, marcada para a próxima quinta-feira (21), às 19h (MS), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. Uma vitória equatoriana por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis; triunfo por dois ou mais gols classifica a LDU no tempo normal. No jogo de volta, o Botafogo vai enfrentar a altitude de Quito. O estádio Casa Blanca fica 2.850 metros acima do nível do mar.