Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009, 08:40 - A | A

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009, 08h:40 - A | A

BMW apresenta seu novo carro na F1

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

No fim do ano passado, a BMW Sauber causou estranheza nas pessoas ao ir às pistas para os testes com um novo carro, já visando a temporada 2009 da Fórmula 1. A equipe apresentou, nesta terça-feira (20), o novo F1.09, em Valência, com um visual parecido com o mostrado nas sessões coletivas.

O modelo da escuderia apresenta um desenho próximo aos dos outros carros já revelados. O aerofólio dianteiro é bem grande, enquanto o traseiro teve uma redução considerável de tamanho. A BMW optou por linhas menos arredondadas para a máquina que será guiada por Robert Kubica e Nick Heidfeld.

“Desenvolver um novo carro de F1 é sempre emocionante, mas esse tem algo especial. Realmente partimos do zero. Com a volta dos pneus slicks, temos de ter um novo equilíbrio no bólido. Por ser uma mudança tão radical, começamos a criar o F1.09 em fevereiro (de 2008), antes mesmo de o F1.08 ir à sua primeira prova. Nosso objetivo era construir um carro com eficiência aerodinâmica elevada, buscando o máximo de downforce possível, sem sair das regras”, explicou Willy Rampf, coordenador técnico da equipe.

Outro desafio do time alemão é com o desenvolvimento do sistema de recuperação de energia. “O KERS dará à F1 um papel de abertura de novos caminhos tecnológicos. A categoria batiza conceitos inovadores, cuja confiabilidade de serviço ainda não atingiu o nível exigido para estar nos carros de rua. Na BMW, sempre usamos a F1 como um laboratório”, disse Mario Theissen, diretor esportivo da marca.

O polonês Robert Kubica deu sua primeira volta com o F1.09 no circuito de Valência, na Espanha, logo após o lançamento. O time programa o primeiro teste mais completo com o carro ainda para esta terça-feira, no mesmo local. (Fonte: Revista Racing)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS