Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Julho de 2025


Esporte Quarta-feira, 25 de Julho de 2012, 09:45 - A | A

Quarta-feira, 25 de Julho de 2012, 09h:45 - A | A

Após ficar fora da Copa do Mundo, Morumbi deve ser trocado por Itaquerão em 2016

Luiz Carlos Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os são-paulinos já visualizavam o Morumbi como um dos grandes palcos para o evento. Após o ‘não’ da Fifa e a construção do Itaquerão, o estádio do São Paulo deve perder também o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
À época da confirmação dos Jogos, o São Paulo parabenizou o Rio de Janeiro e garantiu, em nota oficial, que havia um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o Morumbi recebesse o futebol olímpico masculino e feminino.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, o COI admitiu que poderá aproveitar as mesmas instalações utilizadas pela Fifa no Mundial. Assim, o novo estádio do Corinthians, sede da abertura em 2014, seria um dos locais esportivos em 2016. “Por hoje, o Morumbi é o estádio que seria usado. Mas sabemos que a situação poderá levar a uma mudança”, disse Gilbert Felli, diretor de eventos do COI. “Vamos no estádio que a Fifa usar. O importante é que a cidade de São Paulo esteja no torneio”, prosseguiu.

Vale lembrar que as Olimpíadas de 2016 serão disputadas no Rio de Janeiro, mas é comum que outras cidades sejam utilizadas como sub-sede, principalmente no futebol olímpico.

O plano do São Paulo de ver o Morumbi como sede do Mundial foi abaixo em 2010, quando a Fifa alegou falta de garantias financeiras por parte do clube paulista.

Por conta do veto, iniciou-se uma corrida contra o tempo para manter a capital paulista como sede do Mundial, imbróglio que foi resolvido com a construção - ainda em andamento - do estádio do Corinthians no bairro de Itaquera.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, nesta quarta-feira (25), tem reunião marcada com o COI para apresentação do que já foi feito para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS