A Secretaria Municipal de Educação (Semed) planeja inaugurar no dia 24 de maio a segunda etapa do projeto inédito de ensino denominado Traje – Travessia educacional do jovem estudante. O projeto busca propiciar ao jovem, na faixa etária de 15 a 17 anos, a oportunidade de finalizar o ensino fundamental no período de três anos.
Atualmente, 630 alunos estão matriculados no Traje, implantado na Escola Municipal Osvaldo Cruz. A instituição de ensino oferece os três turnos: matutino (nove salas de aula), vespertino (nove salas de aula) e noturno (cinco salas de aula). Com a inauguração da segunda etapa do projeto, serão ativadas mais nove salas de aula (duas do período matutino, duas do vespertino e cinco do noturno) para atender mais 235 estudantes.
Entre as novas salas que vão funcionar na próxima etapa do Traje estão os laboratórios de ciências e artes, a biblioteca e a área de atividades complementares. No currículo da proposta pedagógica, o adolescente pode se preparar para as seguintes áreas do mercado de trabalho: informática (cursos de design gráfico e sistemas operacionais) e desenvolvimento pessoal (cursos de marketing pessoal, planejamento estratégico e organização de eventos).
“Os jovens estão gostando da nossa iniciativa, eles convivem com pessoas da mesma idade e o material didático é construído de acordo com a nova proposta pedagógica”, explica Ângela Brito, superintendente de Gestão de Políticas Educacionais da Semed.
As aulas do Traje começaram no dia 28 de março. A Escola Osvaldo Cruz (em frente ao Mercado Municipal) dispõe de uma infraestrutura planejada para incluir as salas de reforço escolar, de jogos, de professores, os laboratórios, a biblioteca e o auditório.(Com informações da Prefeitura de Campo Grande)
