Divulgação/Fetems
Fetems discute em Assembleia Geral possibilidade de greve dos professores estaduais.
A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) mobilizou uma paralisação dos professores da Rede Estadual de Ensino para esta quinta-feira (14). Os professores estarão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, acompanhando a votação do Projeto de Lei nº 48/2015, que altera o PL nº 3244/2006, que trata sobre as eleições de diretores na Rede Estadual de Ensino e 270 mil alunos da Rede Estadual ficarão sem aula.
De acordo a federação, os retrocessos apresentados pelo Governo do Estado na área da educação pública, com foco nas eleições diretas para diretores da Rede Estadual de Ensino e o não cumprimento de um acordo firmado no dia 12 de fevereiro, com a presença do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), são motivos para a paralisação.
Para o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a entidade não pode aceitar que o atual Governo não cumpra a legislação de valorização dos trabalhadores em educação e ainda apresente uma postura de retrocesso a conquistas históricas da categoria, como as eleições democráticas para diretores. "Quando a negociação se esgota entra a luta, participamos de inúmeras conversas com a comissão do Governo, pouquíssimos pontos do nosso acordo avançaram e não podemos ficar calados diante disso e somando com o não cumprimento a Secretaria de Educação apresenta uma minuta de alteração na legislação das eleições de direção das escolas da Rede Estadual, por isso estamos mobilizados e vamos deflagrar uma greve se for necessário", disse.
Pontos debatidos pela Fetems
Dentre os pontos considerados pela Fetems como retrocesso é o fato dos administrativos em educação, capacitados, não poderem mais disputar o processo eleitoral. Atualmente seis escolas são administradas por funcionários da educação, sendo que uma delas, a Escola Estadual Neider Sueli, do Bairro Aero Rancho de Campo Grande, tem o 5º maior IDEB do Estado, saltou de 3,8 para 4,3 e outra foi reconhecida pela Secretaria de Educação da administração passada como uma escola modelo no quesito de alfabetização.
De acordo com Roberto Botareli, a Fetems tirou indicativo de greve na Rede Estadual de Ensino e fará uma Assembleia Geral às 14h de quinta-feira (14), onde os trabalhadores em educação irão votar se aceitam ou não paralisar as atividades na Rede Estadual. A reunião também debaterá o reajuste dos administrativos em educação, o pagamento de 10,98% de reajuste para os professores, dentre outros pontos da mobilização, referentes ao não cumprimento do acordo firmado em 12 de fevereiro com o atual Governo do Estado.
Atualmente a Rede Estadual de Ensino possui cerca de 20 mil professores e 5 mil administrativos em educação. O orçamento previsto para educação pública de MS neste ano de 2015 é de cerca de 1 bilhão e 900 milhões de reais.


