Campo Grande 00:00:00 Domingo, 16 de Agosto de 2026


Economia Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2013, 14:25 - A | A

Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2013, 14h:25 - A | A

Mais de 90 mil empregos são gerados pelos pequenos negócios

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Sebrae divulgou que as micro e pequenas empresas brasileiras foram as grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos no mês de novembro de 2012. Os pequenos negócios geraram 90.950 novos postos de trabalho.

O estudo é elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao contrário das médias e grandes empresas que cortaram 44.855 vagas, no acumulado dos últimos 12 meses, os pequenos negócios permitiram um saldo líquido de 1,36 mil contratações no país, o que representa uma expansão de 3,57% do contingente de trabalhadores devidamente registrados.

O Sebrae justifica que o crescimento do poder de consumo da classe média é um dos fatores que tem gerado uma maior demanda junto às micro e pequenas empresas. É uma realidade, por exemplo, a maior presença de homens e mulheres em salões de beleza que se instalam em seus bairros, nos shoppings e outros centros comerciais.

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressalta no entanto que o perfil mudou. Antes se abria um negócio por necessidade, hoje por uma oportunidade de negócio.

O setor que mais criou empregos foi o comércio, dentre os pequenos negócios, crescimento que pode ser atribuído à proximidade das festas de final de ano, que sempre aquecem a economia. Em segundo lugar ficou o setor de serviços, vagas oriundas da elevação do emprego em todos os seus ramos. Na indústria de transformação os ramos que registraram saldo positivo foram o da indústria de material de transportes e o da indústria mecânica.

No recorte geográfico, houve aumento do emprego em três das cinco grandes regiões brasileiras, destacando-se as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Na análise da geração de empregos por unidades da Federação, destaque para as contratações registradas nos estados de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

Com os resultados de novembro, os micro e pequenos empreendimentos caminham para 11 meses de resultados positivos, alcançando uma média mensal que ultrapassa a casa de cem mil novos postos de trabalho. Desde o início de 2012, as empresas com até 99 funcionários criaram mais de 1,13 milhões de empregos, enquanto que as médias e grandes empresas foram responsáveis pela geração de pouco mais de 286 mil postos de trabalho.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS