Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Julho de 2024


Economia Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 12:30 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 12h:30 - A | A

Seguro Social

INSS testa projeto para diminuir a fila de perícias

Um funcionário entrará em contato com quem pediu o exame para confirmar a ida no dia agendado.

Radio 2
Campo Grande

 

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está tentando agilizar a fila de perícias médicas. O projeto-piloto lançado em Pernambuco, deve durar dois meses com a proposta de diminuir o número de cancelamentos de perícia médica causados pela ausência do segurado. O teste será feito pela Central 135. Um funcionário entrará em contato com quem pediu o exame para confirmar a ida no dia agendado.

 

O objetivo é desafogar a fila da perícia e aumentar em 20% os comparecimentos às perícias marcadas. Ela está prejudicada desde 2020. É que, com a pandemia, as agências do INSS fecharam durante sete meses. Depois, houve greve de peritos e funcionários. A fila aumentou também por causa de um alto número de servidores que se aposentaram.

 

O número de segurados à espera de uma perícia chegou a mais de um milhão em 2022. Cerca de dois em cada três procedimentos agendados estão ligados a benefícios por incapacidade. O projeto teste vai contar com a participação de 50 atendentes em Caruaru, que já estão em fase de treinamento.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS