A Sondagem Industrial, realizada em fevereiro pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que a indústria estadual mantém o otimismo para os próximos seis meses.
A expectativa foi apontada em relação a exportação de produtos industrializados, demanda por produtos industrializados, compra de matérias-primas e quanto à contratação de empregados. As melhores marcas dos indicadores dos industriais do Estado foram registradas para a exportação de industrializados e demanda por produtos industrializados, com índices de 66,7 pontos e 57,8 pontos, respectivamente.
Segundo o Sistema Fiems, os casos que apresentaram indicadores acima dos 50 pontos significa a ocorrência de expectativas positivas para o setor. Em Mato Grosso do Sul, a produção industrial permanece em ritmo moderado neste início de ano, mesma condição foi observado na pesquisa nacional, contudo, o índice relativo à produção estadual apresentou crescimento de 5,3 pontos.
De acordo com os dados, este desempenho está dentro do esperado para esta época, já que muitas empresas ainda não iniciaram plenamente suas atividades. Com isso, o nível de utilização da capacidade instalada continua abaixo do que é tido como habitual, ressaltando que foi constatado o mesmo desempenho para a pesquisa nacional.
O Radar também mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em março o equivalente 59,8 pontos. Também em março, para 9,1% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto, no caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora foi apontada por 12,5% dos participantes.