Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Economia Terça-feira, 11 de Novembro de 2008, 17:08 - A | A

Terça-feira, 11 de Novembro de 2008, 17h:08 - A | A

Fiems destaca apresentação de MS pelo governador na Itália

Da Redação (JG)

O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Marcolino Longen, que acompanha missão oficial do Governo do Estado à Itália, destacou a apresentação das potencialidades do Estado no setor de agronegócio e etanol feita nesta terça-feira (11/11) pelo governador André Puccinelli a uma platéia com cerca de 800 pessoas durante o painel “Potencialidades de Mato Grosso do Sul” dentro do Seminário Empresarial Brasil/Itália – Investimento, Tecnologia e Inovação.

Segundo ele, o fato de o governador falar fluentemente italiano resultou em uma palestra muito produtiva e que conseguiu atrair a atenção da classe empresarial da Itália. “A apresentação foi muito importante para Mato Grosso do Sul, pois colocou o nosso Estado em evidência”, analisou, destacando o trabalho realizado por André Puccinelli e equipe para aumentar a visibilidade da produção sul-mato-grossense.

Também durante o Seminário Empresarial o vice-presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção às Exportações), Maurício Borges, e Umberto Vattani, presidente do IC (Instituto Italiano de Comércio Exterior), falaram sobre as novas oportunidades de investimentos no Brasil e na Itália. As outras duas palestras foram de Emmanuel Desplechin, representante da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), sobre a experiência tecnológica brasileira em biocombustíveis, e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, a respeito das oportunidades de investimentos no Brasil oferecidas pelo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). 

A cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil/Itália – Investimento, Tecnologia e Inovação teve os discursos da presidente da Confindustria, Emma Marcegaglia, do presidente da Fiesp – Federação das Indústrias de São Paulo -, Paulo Skaf, e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento teve ainda as presenças do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e do ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Cláudio Scajola.

Integração Universitária

Antes do Seminário Empresarial Brasil/Itália – Investimento, Tecnologia e Inovação, o presidente da Fiems e o governador reuniram-se com Paulo Skaf para elencar os 10 pontos de exportação entre os dois países com a finalidade de aumentar a pauta de produtos vendidos por Mato Grosso do Sul para o mercado italiano. “O presidente da Fiesp foi o porta-voz do Estado na reunião com o presidente Lula e com os ministros Dilma e Miguel Jorge, além do embaixador do Brasil na Itália, Adhemar Bahadian”, explicou Sérgio Longen.

Entre os pontos de interesse do Estado apresentados ao presidente Lula a integração universitária na área tecnológica entre Brasil e Itália, foi o que mais se destacou e deve ser viabilizada no próximo ano, com apoio do Governo Federal.

Pela agenda da missão oficial do Estado, de amanhã a sábado o presidente da Fiems vai acompanhar o governador André Puccinelli em visita às cidades italianas de Modena, Milão e Veneza, onde serão realizados encontros institucionais e empresariais. Sérgio Longen retorna no dia 15 de novembro para Mato Grosso do Sul. (Com informações da Fiems)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS