Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026


Economia Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016, 18:39 - A | A

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016, 18h:39 - A | A

Faturamento das empresas de material de construção cai 12,6%

Agência Brasil
Marli Moreira

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de construção civil, trabalhador de construção civil, pedreiros

..

O faturamento das empresas que produzem material de construção caiu 12,6% ao longo de 2015, segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) feito a pedido da Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (Abramat). Entre novembro e dezembro houve recuo de 13,7% e, na comparação com o mesmo mês de 2014, a queda chegou a 16%.

A pesquisa indica que o setor enxugou vagas no mercado de trabalho reduzindo a oferta de emprego em 8,8% em dezembro, na comparação com igual mês do ano anterior. Entre novembro e dezembro últimos, o saldo entre contratações e demissões foi negativo em 2,4%. No acumulado do ano, houve retração de 5,5%.

O presidente da Abramat, Walter Cover, afirmou que “o mercado das construtoras foi abalado pela falta de confiança na economia tanto pelas famílias que prorrogaram a compra do imóvel próprio, como pelos empresários que adiaram a construção de shopping centers, hotéis, etc.” Segundo ele, parte do desempenho ruim está associado ao fato de o mercado das construtoras ter diminuído em 15%.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS