O ministro conselheiro da embaixada da República Popular da China no Brasil, Wang Quingyan, reuniu-se com o diretor corporativo da Fiems, Jaime Verruck, para manifestar o interesse das empresas chinesas em investir no Mato Grosso do Sul.
A pretensão dos investidores chineses é direcionar o foco dos investimentos nas áreas voltadas na agregação de valor à matéria-prima local e também na de logística de transporte.
De acordo com Wang Quingyan a aproximação com Mato Grosso do Sul é importante, já que, os chineses têm grande interesse em instalar indústrias no país. "O Estado exporta muitos produtos para a China e, diante dessa situação, empresas chinesas querem investir aqui, aproveitando a matéria-prima daqui, além de atender na área de logística", reforçou.
Destacou ainda que a Fiems foi fundamental para que os empresários escolhessem Mato Grosso do Sul para concentrarem os investimentos futuros. "A Fiems contribui muito para que consigamos esse estreitamento da relação econômica e para que tenhamos acesso às informações sobre o Estado e as oportunidades de investimento", garantiu.
O diretor da Fiems apresentou o projeto Centro-Oeste Competitivo, listando as obras necessárias para estruturar a integração com as empresas chinesas, permitindo a redução dos custos logísticos e garantindo o aumento da competitividade.
Ressaltou que grande parte da exportação sul-mato-grossense tem foco no mercado chinês. "Eles manifestaram que existe uma série de indústrias chinesas interessadas em vir para o Brasil e para Mato Grosso do Sul para agregar valor e processar a matéria-prima local. Além disso, destacaram a atuação de bancos chineses no Brasil, com volume de recursos para financiar empreendimentos, tanto brasileiros, quanto chineses", disse.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)