Segunda-feira, 05 de Maio de 2008, 13h:17 -
A
|
A
Conab começa a leiloar arroz dos estoques reguladores
Agência Brasil (JG)
Depois da polêmica em torno de uma possível suspensão das exportações do arroz brasileiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou na manhã de hoje o leilão eletrônico de 55 mil toneladas do produto, das quais 50 mil estão estocadas no Rio Grande do Sul e 5 mil em Santa Catarina.
O objetivo do leilão é conter a alta dos preços do grão ao consumidor, que chegou a pagar em abril 30% mais do que no mês anterior. O preço de abertura do leilão é de R$ 28,00 a saca de 50 quilos. Por ser um arroz mais antigo, da safra 2004/2005, os representantes dos produtores não se opuseram à decisão do governo de vender abaixo da cotação atual em alguns estados, de mais de R$ 32,00 a saca.
Segundo dados da Conab, o estoque atual do governo é de 1,4 milhão de toneladas de arroz, equivalente a cerca de 10% do consumo anual dos brasileiros. Há pouco mais de uma semana, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que depois desse leilão o governo passará a analisar o mercado semanalmente, para avaliar a necessidade de promover novas ofertas dos estoques reguladores. A Conab deve divulgar o resultado do leilão de hoje a partir das 14h.