Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Julho de 2026


Economia Sexta-feira, 17 de Julho de 2026, 09:02 - A | A

Sexta-feira, 17 de Julho de 2026, 09h:02 - A | A

Retração

Vendas do varejo caem em Mato Grosso do Sul, aponta IBGE

Enquanto o varejo recuou 0,5% em maio, comércio ampliado registrou alta de 1,3% e manteve crescimento no acumulado do ano

Viviane Freitas
Capital News

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul apresentou retração no volume de vendas em maio de 2026, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da queda no varejo tradicional, o comércio ampliado registrou crescimento no período e segue em alta no acumulado do ano.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o varejo sul-mato-grossense teve redução de 0,5% nas vendas em relação a abril, considerando os dados com ajuste sazonal. Na comparação com maio de 2025, a queda foi de 0,3%.

Mesmo com o desempenho negativo no mês, o setor acumula crescimento de 2,3% nos cinco primeiros meses de 2026. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 1,8%.

O comércio ampliado, que engloba segmentos como veículos, motocicletas, autopeças, materiais de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, apresentou resultado mais favorável. Em maio, o setor cresceu 1,3% na comparação com abril e avançou 3,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado de 2026, o comércio ampliado registra alta de 5%, enquanto o crescimento dos últimos 12 meses chega a 3,7%.

No ranking nacional, Mato Grosso do Sul caiu da 12ª para a 16ª posição entre os estados no desempenho do comércio varejista. Já no comércio ampliado, o Estado alcançou a 10ª colocação, recuperando parte das perdas registradas após o recuo de 2,4% observado entre março e abril.

Em nível nacional, o IBGE informou que 11 das 27 unidades da Federação registraram crescimento nas vendas do comércio varejista entre abril e maio. Os melhores desempenhos foram observados no Distrito Federal, Acre, Alagoas e Paraíba. Já Rondônia, Roraima, Amazonas e Goiás ficaram entre os estados com as maiores quedas no período.

Os números indicam que, em Mato Grosso do Sul, a atividade do varejo tradicional perdeu ritmo em maio, enquanto os segmentos que compõem o comércio ampliado continuam sustentando o crescimento do setor no Estado.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS