Startups de Mato Grosso do Sul deram um passo importante rumo à internacionalização com a participação em uma missão técnica realizada em Londres, entre os dias 2 e 13 de junho. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS). Ao longo da programação, os empresários participaram de dois dos principais eventos globais de tecnologia e inovação — o SXSW London 2025 e a London Tech Week — além de realizar visitas técnicas a instituições de ensino de referência mundial.
De acordo com o diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio de Araújo Pereira, a missão representou um marco para as startups do Estado. “Tivemos contatos com universidades que vão permitir futuros projetos. As empresas inovadoras evoluíram em suas estratégias de captação de investimento e perceberam que já têm tecnologias de ponta prontas para o mercado global. O Mato Grosso do Sul está preparado para se conectar com o mundo, e o Sebrae/MS é parte vital dessa construção”, destacou.
O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, acrescentou que a experiência reforçou a maturidade do ecossistema local de inovação. “O financiamento de startups exige cada vez mais preparo. Em Cambridge, por exemplo, eles acabam de identificar a importância de ter um laboratório de experimentações — algo que já temos aqui, com o Living Lab. É hora de consolidar nosso potencial e ampliar parcerias internacionais.”
A missão levou os empreendedores a instituições como a London School of Economics, King’s College London e Universidade de Cambridge. Além do conhecimento acadêmico, a agenda incluiu debates com investidores e empresas globais como Google Cloud, Amazon Web Services e Barclays.
Mercedes Gabriela Trindade, fundadora da Neuroteks e da Terateks, foi uma das participantes. “Volto mais convicta de que o futuro exige coragem para inovar e consciência para transformar. Queremos democratizar o acesso à IA e automatização”, disse ela, que projeta adotar práticas sustentáveis e IA preditiva em seus processos.
O empreendedor Davi Barboza, da Magnet Customer, também participou da missão. “Hoje temos tecnologia de ponta, mas o acesso ao investimento ainda é um desafio no Brasil. Conectar com investidores e bancos lá fora foi essencial para entender novos caminhos.”
Já Reynardt Peralta, da Bemarke, destacou o impacto das conexões feitas. “Oportunidades assim são únicas. Fora da missão, seria difícil acessar essas redes de contato. Agora vejo com mais clareza a viabilidade da internacionalização do nosso negócio.”
Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS no fomento à inovação estão disponíveis no site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.