Campo Grande 00:00:00 Sábado, 07 de Setembro de 2024


Economia Domingo, 04 de Agosto de 2024, 08:10 - A | A

Domingo, 04 de Agosto de 2024, 08h:10 - A | A

Agilidade

Jucems reduz para quatro horas tempo de abertura de empresa

Com marca, entidade antecipa compromisso do Contrato de Gestão

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação

Jaime Verruck

Jaime Verruck, secretário da Semadesc, é o presidente do Conselho da Jucems

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) tem como um dos pontos fortes a celeridade na abertura de empresas. Atualmente, o registro automático é feito, em média, em uma hora e 44 minutos. Mesmo quando o registro não é automático, o processo já está sendo concluído em menos de cinco horas.

Na última sexta-feira (26), o Conselho de Administração da Jucems se reuniu para deliberar sobre vários assuntos em pauta e apreciar a prestação de contas das atividades realizadas pelo órgão no primeiro semestre do ano. O Conselho é presidido pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e composto ainda pelo Secretário de Estado de Fazenda; pelo presidente da Junta e pelos presidentes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas de vogais.

“Aprovamos melhorias importantes para a Jucems, como a renovação do parque de informática, um investimento essencial tendo em vista que a Jucems está atuando inteiramente no meio digital”, destacou o secretário Jaime Verruck. Outra pauta aprovada pelo Conselho foi a realização, no próximo ano, de um congresso nacional em Mato Grosso do Sul, reunindo as Juntas Comerciais de todo País.

“A Jucems tem sido pioneira e servido de modelo em várias iniciativas, portanto é natural que outros Estados queiram conhecer nossa experiência”, pontuou.

“Assinamos o Contrato de Gestão com o governador Eduardo Riedel no início do ano nos comprometendo com a liberação do processo na Jucems em 6 horas. Mas já chegamos a operacionalizar em 4 horas e 15 minutos, o menor tempo de registro já efetivado pela Junta Comercial”, disse o presidente Nivaldo Domingos da Rocha.

Outro destaque da reunião diz respeito à quantidade de empresas abertas, até mesmo pela rapidez do processo e outras facilidades que têm agradado o empresariado e os profissionais da área. Em 2023, pela primeira vez, o Estado abriu mais de 10 mil empresas em um ano: exatamente 10.117 empresas. E nesse ano, até fim de junho a Jucems já contabilizava 5.727 firmas constituídas.

“A gente observa claramente a dinâmica crescente da abertura de empresas e filiais em Mato Grosso do Sul, isso reflete os investimentos feitos pelo Governo na própria Jucems, na modernização dos processos, na legislação arrojada que incentiva o empreendedorismo, e a melhora geral na economia com a atração de grandes players que demandam, por sua vez, uma gama de prestadores de serviços locais”, analisou Verruck.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS