Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025


Economia Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 07:27 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 07h:27 - A | A

Missão oficial Ásia

Indústria do gás natural mira Mato Grosso do Sul após missão na Ásia da Fiems

Encontro liderado por Sérgio Longen discute projetos de transição energética e inovação industrial

Anderson Ramos Lino
Capital News

Divulgação FIEMS

Presidente da Fiems recebe empresas do ramo do gás natural 2025

Presidente Sérgio Longen, recebeu representantes de empresas do ramo do gás natural interessadas em investir em Mato Grosso do Sul

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, recebeu nesta quarta-feira (20), em Campo Grande, representantes de grandes empresas do ramo do gás natural interessadas em investir no Estado. A reunião reforçou o potencial de novos negócios e a contribuição do setor para a transição energética da indústria sul-mato-grossense. O encontro é um desdobramento direto da Missão Ásia, realizada há pouco mais de 15 dias.

Segundo Longen, a iniciativa marca o primeiro passo após as visitas feitas na Índia. “Trouxemos um projeto de gás natural liquefeito (GNL), com empresas que já possuem condições de atender à demanda de diversos empresários de Mato Grosso do Sul. São negócios consolidados em outros países e também no Brasil. Nosso objetivo é avançar nesse processo, alinhado à transição energética e à neutralização do carbono, que já fazem parte da agenda das companhias”, destacou.

Entre as empresas participantes, esteve a América Latina InoxCVA Índia, representada pelo presidente Marcelo Ferreira Leite. A companhia é uma das maiores do mundo na produção de equipamentos criogênicos para armazenagem, distribuição e regaseificação de GNL. Para ele, o Brasil reúne condições ideais para a expansão do setor. 

Divulgação FIEMS

América Latina InoxCVA Índia - Fiems - Missão Ásia 2025

Sede da América Latina InoxCVA na Índia, executivo Marcelo Ferreira Leite esteve em reunião na Fiems

“É o encontro perfeito: um país de dimensões continentais, que exige transporte em longas distâncias, e um equipamento que atende toda a cadeia produtiva do GNL. Mato Grosso do Sul tem potencial para ser pioneiro na substituição do diesel pelo GNL, uma energia mais limpa, sustentável e segura”, afirmou.

Também participou a Edge, especializada em soluções para a transição energética. A gerente executiva Priscilla Rezende ressaltou que a empresa busca ampliar o uso de gás natural e biometano no Brasil. “O GNL alia eficiência e descarbonização. Queremos avançar, não só para a indústria, mas também para o transporte rodoviário e para frotas, substituindo combustíveis mais poluentes”, explicou.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou que o movimento está em consonância com a estratégia do governo de atingir a meta de carbono neutro até 2030. Já o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Grande, Ademar Silva Júnior, afirmou que o município está aberto às parcerias. “Vamos trabalhar em reuniões técnicas para transformar esse potencial em realidade nos próximos anos”, finalizou o Secretário.

Divulgação FIEMS

Presidente da Fiems recebe empresas do ramo do gás natural 2025

A reunião demonstrou o potencial de trazer novos negócios para o Estado e contribuir para a transição energética das indústrias locais

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS