Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 23 de Maio de 2025


Economia Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10:21 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10h:21 - A | A

Atenção

Famílias de baixa renda têm isenção total na conta de luz garantida por MP

Mais de 100 mil famílias em MS ainda não aderiram ao benefício, alerta Concen

Elaine Oliveira
Capital News

Famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês têm, a partir de agora, isenção total na fatura de energia elétrica, conforme garantido por Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (22). A medida já está em vigor e beneficia automaticamente quem está inscrito no programa Tarifa Social e dentro da faixa de consumo definida.

Segundo a presidente do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa de Mato Grosso do Sul), Rosimeire Costa, o desafio agora é ampliar o acesso ao benefício. “Com a publicação da MP no Diário Oficial, a medida já entra em vigor e passa a valer de forma imediata. As famílias que já fazem parte do Tarifa Social e estão na faixa de consumo abaixo dos 80 kWh por mês serão beneficiadas automaticamente. Agora, nosso foco é alcançar as outras 100 mil famílias que ainda têm direito, mas não estão cadastradas”, afirmou.

Atualmente, 44 mil famílias em Mato Grosso do Sul estão cadastradas no CadÚnico e já são atendidas com a Tarifa Social. Outras 100 mil ainda têm direito à isenção, mas não foram incluídas no programa.

Além da isenção integral para consumo até 80 kWh, a MP estabelece uma faixa de transição: famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo, também inscritas no CadÚnico, terão isenção da cobrança da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para consumo de até 120 kWh por mês.

A orientação é que as famílias que se enquadram nos critérios procurem o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para garantir o cadastro e usufruir do benefício.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS