A maioria dos lojistas de Campo Grande está otimista com o Dia das Mães, que este ano será comemorado em 11 de maio. A data, considerada a segunda mais importante para o comércio depois do Natal, deve impulsionar as vendas em até 30%. Segundo pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), 78% dos empresários esperam vender mais este ano em relação ao mesmo período de 2024.
As principais estratégias para atrair clientes são promoções especiais, facilitação no pagamento e uso das redes sociais. A maioria dos lojistas (60,71%) estima que o ticket médio fique entre R$ 101 e R$ 200. Entre os produtos mais procurados estão perfumes, cosméticos, roupas, calçados e acessórios, especialmente com a chegada do clima mais ameno. Kits com perfumes, chocolates e itens personalizados também são apostas para quem deixa a compra para a última hora.
Por outro lado, uma pesquisa da Fecomércio-MS e Sebrae-MS aponta queda de 5% na movimentação financeira em relação ao ano passado, com estimativa de R$ 448,3 milhões circulando no período. Apesar disso, mais pessoas devem presentear este ano (75,93%, contra 71,16% em 2024), e o gasto médio previsto é de R$ 420,78.
De acordo com o Capital News, comerciantes acreditam que o Dia das Mães pode ajudar a recuperar as vendas após um início de ano mais fraco. Muitos apostam na força emocional da data para aumentar o movimento, especialmente nos setores de moda, beleza e utilidades domésticas. Apesar das incertezas econômicas, os lojistas estão preparados e confiantes em um bom desempenho no segundo trimestre.