O Mato Grosso do Sul vem se consolidando como um dos principais polos globais de produção de celulose, no chamado “Vale da Celulose”. Impulsionado por uma onda de investimentos bilionários nos últimos cinco anos, o estado atraiu mais de R$ 90 bilhões em projetos industriais que estão transformando a economia regional e colocando MS na vanguarda do setor.
Grandes companhias como Suzano, Eldorado Brasil, Arauco e Bracell lideram os aportes no estado, com a instalação de modernas fábricas de celulose. As novas plantas aumentam significativamente a capacidade de produção local, geram milhares de empregos diretos e indiretos, e impulsionam a expansão das áreas de cultivo de eucalipto, matéria-prima do setor.
Entre os megaprojetos que se destacam no estado está o Projeto Cerrado, da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. A planta é considerada a maior linha única de produção de celulose do mundo, consolidando o município como um dos principais centros industriais do país.
O avanço do setor também vem gerando impactos positivos na infraestrutura logística, na oferta de serviços e na qualificação da mão de obra regional. A tendência é que novos investimentos continuem chegando, reforçando o papel estratégico de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e internacional da celulose.