O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, participaram, nesta terça-feira (6), do evento “Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical” em São Paulo. O encontro foi promovido pelo Sistema CNA/Senar em parceria com o Estadão e a Broadcast, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater os impactos das mudanças geopolíticas no setor agropecuário.
Entre os temas abordados, destacou-se o painel sobre a “Nova Ordem Mundial”, que refletiu sobre a fragmentação do poder global e o avanço das influências dos Estados Unidos e da China. Especialistas como Marcos Troyjo, Oliver Stuenkel e Welber Barral discutiram as oportunidades que surgem para países produtores de alimentos como o Brasil, mediado pelo jornalista William Waack.
A Famasul e o Senar/MS acompanharam atentamente as análises que afetam diretamente o comércio internacional e a posição do Brasil na segurança alimentar global. Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, ressaltou a importância de levar essas informações à base do setor agropecuário, preparando os produtores para o novo cenário global.
O evento também teve a presença do presidente da CNA, João Martins, que enfatizou a necessidade de entender as mudanças globais que impactam não apenas as grandes exportações, como soja e carne, mas também produtos agrícolas locais. De acordo com o FMI, o comércio global deve crescer 1,7% ao invés dos 2,5% previstos, em razão das novas tarifas dos EUA.