Quarta-feira, 12 de Junho de 2024


Agronegócio Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 14:55 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 14h:55 - A | A

Rural

Custos de produção de frangos de corte e suínos têm leve alta em abril

Embrapa Suínos e Aves aponta aumentos nos estados líderes em produção

Vivianne Nunes
Capital News

Os custos de produção de frangos de corte e suínos registraram uma leve alta no mês de abril nos principais estados produtores e exportadores, conforme estudo da Embrapa Suínos e Aves, divulgado pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS).

No Paraná, o custo de produção do quilo de frango de corte foi de R$ 4,28, apresentando um aumento de 0,1% em relação ao mês de março. No acumulado do ano, houve uma queda de 3,1%, e nos últimos doze meses, uma redução de 14,1%, com o Índice de Custo de Produção (ICPFrango) alcançando 330,95 pontos. Embora o custo com rações tenha diminuído em 0,3%, os aumentos nos custos com pintos de um dia e juros sobre capital para investimento compensaram essa queda. A ração continua sendo o principal item de custo, representando 66,1%, enquanto genética e juros sobre capital investido representam 15,4% e 3,3% do custo total, respectivamente.

Em Santa Catarina, o custo de produção por quilo de suíno vivo foi de R$ 5,63, um aumento de 0,2% em relação a março. No acumulado do ano, houve uma redução de 9,3%, e nos últimos doze meses, uma queda de 12,3%, com o Índice de Custo de Produção (ICPSuíno) atingindo 321,85 pontos. O custo com rações e os juros sobre capital de giro e investimento foram determinantes, com uma participação de 72,9% e 7,2% do custo total, respectivamente.

Na região Sul, os custos de produção tiveram comportamentos variados em abril. Além dos aumentos em Santa Catarina e Paraná, houve também alta nos custos de produção de suínos no Paraná. Por outro lado, os custos de produção de frangos e suínos no Rio Grande do Sul e de frangos em Santa Catarina apresentaram queda.

Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos dos Índices de Custo de Produção da CIAS por serem os maiores produtores nacionais de suínos e frangos de corte, respectivamente. A CIAS também disponibiliza estimativas para outros estados brasileiros, servindo como indicador da evolução dos custos nesses setores produtivos. É importante que avicultores e suinocultores acompanhem a evolução dos seus próprios custos de produção.

Aplicativo Custo Fácil
O aplicativo da Embrapa permite a geração de relatórios dinâmicos das granjas, separando as despesas dos custos com mão de obra familiar. O Custo Fácil está disponível gratuitamente para dispositivos Android na Google Play Store.

Planilha de custos do produtor
Produtores de suínos e frangos de corte integrados podem utilizar uma planilha eletrônica, disponibilizada gratuitamente no site da CIAS, para a gestão de custos em suas granjas.

João Castro/Famasul

Mato Grosso do Sul registra alta nas exportações de suínos para Hong Kong e Singapura

Suinocultura

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS