Mato Grosso do Sul ampliou em 6,97% o abate de frangos no primeiro bimestre de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, os frigoríficos processaram mais de 30,6 milhões de aves, cerca de 2 milhões a mais que em 2025, segundo dados do boletim Casa Rural Avicultura, da Famasul.
O crescimento reforça a evolução do setor nos últimos anos. Em relação a 2017, quando o volume era de 22,5 milhões de frangos, o aumento acumulado chega a 35,9%, evidenciando a consolidação da avicultura como uma das cadeias mais dinâmicas do agronegócio estadual.
A produção está concentrada em municípios estratégicos, com destaque para Sidrolândia, que responde sozinho por 29% dos abates. Também figuram entre os principais polos Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Dourados e Iguatemi, que juntos somam 62,84% do total.
No mercado externo, o desempenho também chama atenção. O Estado exportou 28 mil toneladas de carne de frango no primeiro bimestre, gerando US$ 62,8 milhões em receita. Apesar da leve queda de 1,8% no volume embarcado, o faturamento cresceu 9,1%, indicando valorização do produto.
O Japão lidera as compras da proteína sul-mato-grossense, seguido por Holanda e China, que ampliou em 15,8% o volume adquirido no período. A maior parte das exportações saiu pelo Porto de Paranaguá, responsável por 77,7% dos embarques.
Com esse desempenho, Mato Grosso do Sul responde por 4% da receita nacional com exportações de carne de frango e ocupa a sexta posição no ranking brasileiro, atrás de estados como Paraná e Santa Catarina.
Atualmente, o Estado mantém mais de 120 milhões de aves alojadas, com os maiores plantéis concentrados em Dourados, Sidrolândia e Cassilândia, reforçando o potencial de crescimento da cadeia produtiva nos próximos anos.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

