Campo Grande Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008, 14:52 - A | A

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008, 14h:52 - A | A

Governo lança hoje revista \"Cultura em MS\"

Da redação (LM)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, lança hoje (12) a primeira edição da revista Cultura em MS, publicação destinada a registrar e divulgar as manifestações artísticas do Estado e refletir sobre a cultura sul-mato-grossense como um todo. O lançamento será no Museu de Arte Contemporânea, às 19h30.

“Discutir e divulgar nossas manifestações culturais, unindo passado e presente, contribui para entendermos melhor nossa história e nossos desafios para o futuro, jogando luz em nossa identidade como Estado”, declarou o governador André Puccinelli.

Museus, festivais, editais para 2009, gestão cultural, “causos” pantaneiros, os haikais e a imigração japonesa na região. A nova música de Mato Grosso do Sul, a relação entre Manoel de Barros e Guimarães Rosa, o improviso nas artes cênicas. Diversas temáticas, entre a tradição e a inovação, são abordadas com o objetivo de informar e estimular a reflexão sobre a produção cultural contemporânea.

Como matéria de destaque desta primeira edição, está a reportagem sobre a economia da cultura, abordando a faceta econômica dos bens e serviços culturais, e investigando como vivem artistas, produtores e gestores da área em Mato Grosso do Sul. Junto a assuntos como este, que estão na pauta da discussão contemporânea sobre cultura, outros temas de nossa tradição e história são abordados com olhar crítico e atual, como a transição vivida hoje pela cultura pantaneira, que é assunto de entrevista com a pesquisadora Albana Xavier, uma das pioneiras no estudo do Pantanal.

“Miramos na elaboração de uma revista informativa e criativa, abordando assuntos que provoquem uma reflexão sobre a produção cultural do Estado, sua história, memória, discussões atuais e as expectativas para o desenvolvimento da área”, destacou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Com periodicidade a princípio anual, a revista Cultura em MS terá tiragem de 2 mil exemplares, que serão distribuídos em secretarias e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições. Pela primeira vez, a Fundação de Cultura disponibilizará também em meio eletrônico a publicação, que poderá ser acessada, a partir de seu lançamento, no site da instituição, no endereço www.fundacaodecultura.ms.gov.br. Comentários e sugestões para a revista Cultura em MS poderão ser encaminhados ao e-mail [email protected]. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS