Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 29 de Junho de 2023, 16:06 - A | A

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023, 16h:06 - A | A

Indicações Geográficas

Evento internacional reúne artesãos e gestores de todo o Brasil

Fundação da Cultura de MS participa do evento no Rio de Janeiro

Layane Costa
Capital News

Artesãos, especialistas, gestores e representantes de diversos países estarão reunidos pela primeira vez no Brasil, para debater os desafios e o potencial econômico das Indicações Geográficas (IG) do segmento do artesanato. Nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro do Sebrae (CRAB), no Rio de Janeiro, acontece o Origens Brasileiras Artesanatos - I Evento Internacional de Indicações Geográficas de Artesanato. Participa do evento a gerente de atividades artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain.

A linguiça de Maracaju é um exemplo de IG, no Brasil, está ligada à tradição das famílias que colonizaram os vastos campos da serra de Maracaju e a produziam para o consumo.

Alfredo Rendón, especialista em Direito Intelectual, vai apresentar o processo de transformação das marcas coletivas da Região de Michoacán (México). Já o Peru e a Colômbia também vão discutir a temática por meio de casos de sucesso. A programação não poderia deixar de trazer informações da França, referência no assunto, e, para tal, contará com os palestrantes Antoine Ginestet, Benjamin Moutet e Déborah Broquère.

“A participação do estado de MS, no 1° Evento Internacional de Indicações Geográficas de Artesanato, tem o objetivo de identificar as potencialidades do artesanato no estado para essa indicação, sabendo que o Artesanato de MS é único e tem grandes possibilidades e que até o momento não existe a IGs para o artesanato do estado”, explica Katienka.

Artesanato de Mato Grosso do Sul
Os artesanatos sul-mato-grossenses retratam costumes, tradições e demais referências culturais do Estado. Sendo produzido, na maioria, com matérias-primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo. Em MS 82 mil artesãos estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

As peças artesanais revisitam temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, além do movimento migratório oriundo de várias partes do país e do mundo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS