Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 07:25 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 07h:25 - A | A

Falta pouco!

Corumbá se prepara para o 18º Festival América do Sul com 96 atrações gratuitas

Evento promove integração cultural e sustentabilidade entre os dias 15 e 18 de maio

Elaine Oliveira
Capital News

Corumbá será palco, entre os dias 15 e 18 de maio, da 18ª edição do Festival América do Sul, um dos maiores eventos culturais do Centro-Oeste. A programação gratuita reúne 96 atrações que celebram a diversidade artística do Brasil e de países latino-americanos, com destaque para apresentações musicais, teatrais, rodas de conversa, contação de histórias e ações de sustentabilidade.

O festival tem como marca a integração entre os povos da América do Sul, promovendo o intercâmbio cultural com foco no patrimônio sul-mato-grossense e na valorização da cultura popular. Além disso, a iniciativa incentiva o recolhimento de materiais recicláveis, contribuindo com práticas sustentáveis no município.

Atrações musicais nacionais e internacionais
O palco do Porto Geral será o epicentro dos grandes shows. A abertura, no dia 15, contará com Duduca & Dalvan, ícones da música sertaneja raiz, além de apresentações de artistas regionais como Matu Miranda e Bebê Kramer. No dia 16, o rapper Xamã comanda a noite, que ainda terá os músicos chilenos e colombianos Pedro de La Colina e Mayra Sanchez.

Alcione, a diva do samba, se apresenta no sábado (17), junto ao Buena Vista Social Club Tribute (Cuba) e ao grupo boliviano Fiesta Cuetillo. O encerramento, no domingo (18), será com Pixote, referência do pagode nacional, e a atriz e cantora Isabel Fillardis, além da Orquestra Ocamp e Guga Borba.

Dança, teatro e cultura regional
A programação vai além da música. Espetáculos de dança e teatro ganham espaço durante todo o festival. Na abertura, a Cia. do Mato apresenta “Chafica”, enquanto as Escolas de Samba de Corumbá se unem à banda Exilados para um desfile especial.

Na sexta-feira (16), o Teatro Imaginário Maracangalha leva ao público “As Miragens do Asfalto” e o Grupo Estrela do Pantanal sobe ao palco em seguida. No sábado, a Cia. Tarsila de Artes Cênicas apresenta “Balança, mas não cai!”. No domingo, o evento encerra com uma batalha de rap e a apresentação do Grupo Urbe.

Locais de realização
As atividades do festival serão distribuídas por diferentes pontos da cidade, como o IFMS, a Tenda dos Saberes, o Moinho Cultural Sul-Americano, a Escola Municipal Ângela Maria Perez, a Biblioteca Heloísa Urt, a Casa da Memória Sebastião Brandão, o Iphan e o tradicional Porto Geral.

O Festival América do Sul é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, com apoio da Fundação de Cultura, e promete movimentar a economia local, fomentar o turismo e fortalecer a cultura regional e latino-americana.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS