A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realiza a última edição do Chá Acadêmico de 2025 recebendo o escritor e pesquisador Godofredo de Oliveira Neto, membro da Academia Brasileira de Letras, para a palestra “Língua e literatura de expressão portuguesa: identidades e encontros”. Segundo ele, “abeirar-se da oralidade vai ser a contribuição fundamental da literatura brasileira para a construção de uma identidade nacional”.
O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, destacou a importância da participação de imortais da ABL ao longo do ano, afirmando que o projeto incentivou “uma discussão literária fundamental para o desenvolvimento social, pois estimulou a empatia, expandiu a visão de mundo e aprimorou a capacidade de pensar criticamente”.
O encontro é gratuito, com traje esporte, e ocorre às 19h30 no auditório da ASL, na Rua 14 de Julho, 4653, em Campo Grande. A atividade integra o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais”, realizado em parceria com a Setesc e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
A edição também reúne ações conjuntas com a UFMS e a Confraria Sociartista, com intervenções visuais e apresentação musical. A confraternização no foyer contará com flauta e piano, com os músicos Philip Andara e Maria Rita Gonçalves de Oliveira.
Godofredo de Oliveira Neto é autor de mais de 28 livros, professor titular da UFRJ e pós-doutor pela Georgetown University. Já lecionou em instituições como Sorbonne, Stanford e Ca’ Foscari, além de acumular prêmios e condecorações.
A Confraria Sociartista participa com as artistas Luciana Rondon e Walter Lambert, que apresentam trabalhos ligados à criação literária regional e à reutilização de sucata eletrônica, respectivamente. Já o projeto “Movimento Concerto”, da UFMS, traz o grupo Opus Vivare, formado pelo violonista Evandro Dotto, pela soprano Bianca Danzi e pela cantora Mara Brandão.
Os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas retornam em março de 2026, após um ano em que a ASL recebeu imortais como Antônio Carlos Secchin, Edgard Telles Ribeiro, Geraldo Carneiro, Jorge Caldeira e Ricardo Cavaliere.
Serviço
Chá Acadêmico – ABL na ASL
Palestra: Godofredo de Oliveira Neto – “Língua e literatura de expressão portuguesa: identidades e encontros”
Dia 27 de novembro, às 19h30
Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, 4653 – Campo Grande
Entrada franca – Traje esporte
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.







