Poderia ser chamada de ampliação, mas o que a Unimed promoveu em Campo Grande, no espaço onde funcionou por décadas o Hospital Miguel Couto, é uma verdadeira metamorfose. Isso porque, o novo hospital da cooperativa de saúde, erguido no mesmo endereço e sem parar qualquer atividade durante as obras, é um empreendimento de 23 mil m², com arquitetura moderna, instalações de vanguarda, heliporto e sobretudo equipado com que há de mais moderno em suporte para atendimento de saúde em qualquer nível de complexidade.
“A operação de criar o novo hospital foi inovadora e representa um sonho de 13 anos da Unimed em Campo Grande. Fornecemos com essas novas instalações sofisticação e humanização aos médicos cooperados e a comunidade. Do total investido no empreendimento, R$ 30 milhões foi com o custeio de novos instrumentos, seguindo o acompanhamento de tecnologias da área de Saúde, que é tradição da Unimed”, explica a presidente da cooperativa na Capital, a médica Sarita Garcia Rocha.
A. Ramos/Capital News

Drº Carlos Geraldo, médico intensivista ao lado da presidente da cooperativa e o diretor de Recursos Próprios
A ampliação significativa do complexo, que avança em até sete vezes a ocupação antiga, sai de um pavimento para nove, sem contar a disponibilidade de 50 para 180 leitos, ou a mudança de quatro para dez salas cirúrgicas e o aumento de cinco para 30 leitos de UTI. O conceito é tão moderno que construção do novo hospital prevê a entrada de luz natural em grande parte dos ambientes e também maior segurança biológica nas unidades de operação, graças a dispositivos de pressão positiva do ambiente climatizado.
“A inovação atende a comunidade com estrutura e equipamentos que serão indicadores de excelência daqui a dez anos, e permitimos ao médico cooperado o acesso a condições de atendimento que otimiza os serviços de manutenção e preserva vidas com muito mais rigor. Toda essa transformação ocorreu sem parar qualquer dia, algum dos setores do hospital, nem a cozinha, por exemplo. Na troca de instalações, feita durante a obra a unidade antiga serviu a janta da véspera e a nova o almoço do outro dia. O plano de ocupação tem sido perfeito”, pontua o gerente de Recursos Próprios da Unimed Campo Grande, Alan Arrais, que citou a imprensa em reunião fechada a importância de ter se mantido a qualidade do atendimento da cooperativa mesmo com a reformas no hospital.
O ambicioso empreendimento não impediu que o hospital recebesse desde de 2015 certificações de excelência da ONA (Organização Nacional de Creditação), ISO 9001, e da Acreditação PALC, prova do compromisso com o nível de desempenho que é tradição da Unimed.
“Não abrimos mão dos protocolos de segurança do paciente e vale ressaltar, que temos um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atuante, com protocolos e manuais próprios. Tudo foi muito bem pensado”, salienta o diretor Administrativo da cooperativa, Pedro Ricardo Dias.
A solenidade de inauguração do hospital acontece na sexta-feira (18).