Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 30 de Julho de 2025


Trânsito Segunda-feira, 08 de Junho de 2015, 15:59 - A | A

Segunda-feira, 08 de Junho de 2015, 15h:59 - A | A

Bombeiros notificam terminais de ônibus por falta de segurança aos usuários

Vistoria aconteceu em oito terminais de transporte e constatou que a segurança desses locais não atende às normas estabelecidas em lei

Elizângela Lemes
Capital News

Gerson Walber/PMCG

terminal de ônibus

Bombeiros vistoriaram oito terminais de ônibus da capital

O Corpo de Bombeiros vistoriou os oito terminais de transporte coletivo de Campo Grande e o ponto de integração próximo à Escola Hercules Maymone, no mês de abril. A corporação verificou a questão de segurança nos terminais e emitiu laudo sobre as condições destes locais. A vistoria foi solicitada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B) e constatou que nenhum dos terminais de ônibus atende às normas de seguranças estabelecidas em lei.


Cada terminal recebeu cópia da notificação do vistoriante do Corpo de Bombeiros sobre quais exigências devem ser cumpridas, o prazo para tanto e ainda que ‘o não cumprimento da notificação sujeita à multa, interdição ou outra penalidade cominada em lei, podendo ser emitida notificação posterior se for identificada alguma exigência’.
 
Segundo o Comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros, coronel Jairo Kamimura, o laudo foi encaminhado ao gabinete do vereador com as comprovações de vistorias e notificações para cada um dos terminais e do ponto de integração, bem como cópia da notificação entregue para a Agetran. Todos tiveram um prazo de 30 dias para regularização com possibilidade de pedido de prorrogação de mais prazo, conforme possibilita a Lei Estadual nº 4334/2013, que implantou o Código de Segurança Contra Incêndio, Pânico e Outros Riscos. “Todos os terminais de transbordo foram notificados e nenhum deles atende as Normas de segurança contra incêndio, pânico e outros riscos, previstos na Lei 4.335 de 10 de abril de 2013, o que coloca os usuários em risco”.


O coronel Kamimura informou ainda, que a corporação não recebeu, até o momento, nenhuma resposta de regularização por parte dos responsáveis pelos terminais de ônibus. Vencido os prazos das notificações, os locais poderão ser multados e interditados. A assessoria do vereador Eduardo Romero, informou que antes da solicitação ao Corpo de Bombeiros, fez um levantamento nos oito terminais e ponto de integração. “Foram observados bebedouros quebrados, banheiros estragados e pichados, falta de extintores, iluminação precária, obstáculos impedindo a passagens de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida e ausência de brigadistas de incêndio. O levantamento foi encaminhado ao Consórcio Guaicurus, prefeitura, Ministério Público, entre outros órgãos”, explicou Romero.


O parlamentar mobilizou também, uma campanha Pela Reforma dos Terminais, onde colheram em torno de 15 mil assinaturas de usuários do transporte coletivo pedindo melhorias nos terminais. “O material foi protocolado na prefeitura para que tivesse ciência do descontentamento e preocupação dos passageiros e trabalhadores quanto aos terminais”, disse.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS