Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Agosto de 2025


Trânsito Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 08:21 - A | A

Terça-feira, 19 de Agosto de 2025, 08h:21 - A | A

Transporte Intermunicipal

AGEMS anuncia avanços no Plano Diretor de Transporte de Passageiros em MS

Presidente Carlos Alberto de Assis destaca conquista histórica para o Estado

Anderson Ramos Lino
Capital News

Divulgação Agems

Agems Plano Diretor de Transporte Intermunicipal MS - Carlos Alberto Assis

Presidente Carlos Alberto de Assis destaca conquista histórica no Plano Diretor de Transporte para o Estado

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) deu mais um passo importante na elaboração do Plano Diretor do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul. A ferramenta estratégica será responsável por nortear o desenvolvimento e a modernização do sistema de transporte no Estado, garantindo eficiência, equilíbrio e tarifas justas para a população.

O trabalho é conduzido pela AGEMS com apoio de especialistas em mobilidade e planejamento, que estão em Campo Grande realizando visitas técnicas, levantamentos de campo e alinhamentos do plano de trabalho.

O presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, destacou que a construção do Plano Diretor é uma conquista histórica para o Estado.

“Queremos entregar o melhor. Com conhecimento e capacidade técnica, vamos criar um produto de qualidade para o transporte intermunicipal. Essa será uma grande entrega da AGEMS para Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Divulgação Agems

Agems Plano Diretor de Transporte Intermunicipal MS

Diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, apresentou um panorama técnico do setor no Estado

Avanços já conquistados

Nos últimos quatro anos, a Agência implementou mudanças significativas, como a aprovação do Marco Legal do Transporte de Passageiros, aguardado desde a criação do Estado, e o estímulo à renovação da frota, que reduziu a idade média dos veículos em circulação.

Outro destaque é o uso de inteligência de dados. A diretora de Transportes da AGEMS, Caroline Tomanquevez, apresentou aos especialistas o panorama do setor e os recursos tecnológicos disponíveis. Entre eles, estão o Centro de Integração Técnica e Inteligência, o sistema de Gestão Monitora, o rastreamento de mais de 700 veículos em operação e o aplicativo MS TRIP, que permite acompanhar em tempo real as viagens intermunicipais.

A Agência também foi pioneira na integração do Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) com a Secretaria de Fazenda, possibilitando acesso a dados fiscais sobre a venda de passagens — ferramenta essencial para o planejamento e regulação do setor.

Olhar para o futuro

De acordo com os especialistas, o Plano Diretor precisa considerar as transformações econômicas e sociais em andamento no Estado, como o avanço de novos polos industriais, a exemplo do setor de celulose no leste sul-mato-grossense.

“Nosso foco é entender como o usuário se desloca hoje, avaliar se os serviços estão adequados à demanda real e criar bases sólidas para que os operadores possam oferecer o melhor serviço”, explicou a engenheira civil Carmem Bueno, integrante do grupo de apoio técnico.

A elaboração do Plano Diretor conta com a participação de técnicos da AGEMS, das câmaras de Regulação Econômica e de Transportes, além do CITI. O cronograma de atividades seguirá até o final deste ano, quando a versão final do documento será apresentada.

Deurico/Arquivo Capital News

Rodoviária de Campo Grande

Terminal Rodoviário de Campo Grande

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS