Fim de ano e categorias estão cobrando seus direitos, como é o caso dos trabalhadores da DB Machado, empresa terceirizada da Energisa-MS que decidiram paralisar as atividades por 24 horas e estão em greve hoje (7).
A paralisação pelo segundo mês consecutivo é uma forma de protesto por conta do atraso constante do pagamento do salário dos 120 funcionários em todo Estado no qual Campo Grande está participando do movimento.
No mês passado, os trabalhadores também cruzaram os braços por causa do atraso do vale alimentação, além de erros no pagamento de horas extras e do sobreaviso.
“Há uma série de irregularidades na empresa e os trabalhadores estão cansados. O salário está atrasado e a empresa informou que o pagamento só sairá no dia 10, enquanto isso, essas pessoas ficam com as contas atrasadas, pagando juros por causa desses atrasos, alguns estão sem gás de cozinha e estão sem dinheiro para comprar. A paralisação vai continuar até que o pagamento seja feito hoje ainda”, disse o presidente do Sinergia-MS, sindicato que representa os trabalhadores, Francisco Ferreira.
De acordo com o presidente do sindicato, além do constante atraso no pagamento do salário e do vale alimentação, a DB Machado não tem feito o depósito do FGTS, tem feito o pagamento errado de horas extras e de produção, além de pessoas trabalhando sem registro na Carteira de Trabalho há três meses.
Caso o pagamento não seja regularizado nesta quarta-feira pela empresa, os funcionários vão realizar um protesto amanhã (8) em frente à concessionária de energia elétrica de MS. A DB Machado presta serviço para a Energisa-MS na construção e manutenção de linhas e redes de energia elétrica.
• Leia também:
Energisa está em dia com suas obrigações, diz nota
João Gilberto Machado 07/12/2022
NOTA DE ESCLARECIMENTO 07 de dezembro de 2022. A D.B MACHADO, informa que tomou conhecimento da nota publicada no portal “http://www.sinergia-ms.com.br/noticia/trabalhadores-deempresa-terceirizada-da-energisa-paralisam-as-atividades/” de que os empregados farão uma paralisação de suas atividades até que o pagamento salarial seja feito, bem como, irão realizar um protesto amanhã (8/12/2022) em frente à concessionária de energia elétrica de MS. Assim, a empresa vem através deste esclarecer a Energisa-MS, que na data de hoje (07/12/2022), todos os salários foram pagos, sendo que o atrasado do pagamento salarial aconteceu por apenas 1 (um) dia. Esclarece, ainda que, de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas e as Súmulas, o domingo e feriados não são considerados como dia útil para pagamento. Assim, o 5º dia útil se daria na data de hoje (07/12/2022). Por oportuno, a empresa informa que a alegação feita pelo presidente do sindicato, sobre a falta de recolhimento do FGTS e a contratação de empregados sem o registro na CTPS, não é verídica, pois esta vem mensalmente recolhendo o depósito do FGTS dos empregados, bem como não nenhum eletricista no quadro de funcionários sem o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Por fim, solicitamos a este órgão de comunicação, que publique nosso esclarecimento. No mais, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer outros esclarecimentos.
1 comentários