Os trabalhadores da DB Machado, empresa terceirizada da Energisa que decidiram paralisar as atividades por 24 horas na última quarta-feira (7) em forma de protesto por conta do atraso constante do pagamento do salário dos funcionários.
Por meio de nota a Energisa afirmou que "não compactua com tal prática e esclarece que está totalmente em dia com suas obrigações e mantém contato direto com a empresa e com o sindicato para a regularização da situação".
E ainda complementa informando que " o descumprimento da legislação trabalhista e de normas contratuais é passível de rompimento de contrato".
Também por meio de nota a empresa esclareceu que o salário estava atrasado por apenas um dia e o pagamento foi realizado no mesmo dia da greve. “Na data de hoje (07/12/2022), todos os salários foram pagos, sendo que o atrasado do pagamento salarial aconteceu por apenas 1 (um) dia. Esclarece, ainda que, de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas e as Súmulas, o domingo e feriados não são considerados como dia útil para pagamento”, diz a nota.
Confira as notas da íntegra
Energisa
"A Energisa informa que não compactua com tal prática e esclarece que está totalmente em dia com suas obrigações e mantém contato direto com a empresa e com o sindicato para a regularização da situação. O descumprimento da legislação trabalhista e de normas contratuais é passível de rompimento de contrato."
DB Machado
"A D.B MACHADO, informa que tomou conhecimento da nota publicada no portal “http://www.sinergia-ms.com.br/noticia/trabalhadores-deempresa-terceirizada-da-energisa-paralisam-as-atividades/” de que os empregados farão uma paralisação de suas atividades até que o pagamento salarial seja feito, bem como, irão realizar um protesto amanhã (8/12/2022) em frente à concessionária de energia elétrica de MS. Assim, a empresa vem através deste esclarecer a Energisa-MS, que na data de hoje (07/12/2022), todos os salários foram pagos, sendo que o atrasado do pagamento salarial aconteceu por apenas 1 (um) dia. Esclarece, ainda que, de acordo com a Consolidação de Leis Trabalhistas e as Súmulas, o domingo e feriados não são considerados como dia útil para pagamento. Assim, o 5º dia útil se daria na data de hoje (07/12/2022). Por oportuno, a empresa informa que a alegação feita pelo presidente do sindicato, sobre a falta de recolhimento do FGTS e a contratação de empregados sem o registro na CTPS, não é verídica, pois esta vem mensalmente recolhendo o depósito do FGTS dos empregados, bem como não nenhum eletricista no quadro de funcionários sem o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Por fim, solicitamos a este órgão de comunicação, que publique nosso esclarecimento. No mais, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer outros esclarecimentos."