A terceira fase do programa de educação de trânsito "Pedestre, eu cuido" será lançada na próxima segunda-feira (25). Nesta fase o trabalho tem como público alvo as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Campo Grande. A intenção é massificar as informações sobre a forma mais segura de fazer a travessia da via e sensibilizar os pedestres para um comportamento cidadão.
De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), cerca de 20 técnicos treinados estarão nos terminais de transbordo e nos ônibus, das 6h às 20h, orientando os passageiros. Serão distribuídos livretos com as informações sobre como fazer a travessia segura, na faixa de pedestre, nas mais diversas ocasiões, como em cruzamentos que possuem semáforos.
A diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS , Elizabeth Félix da Silva,explica que o9s usuários de transporte coletivo estão em contato com o trânsito em seu dia a dia. E algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer a travessia com segurança. “Nossa intenção é sanar essas dúvidas e sensibilizar os pedestres", disse Elizabeth.
Pedestre, eu Cuido
O programa de educação de trânsito voltado para a segurança do pedestre foi lançado pelo Detran-MS, em novembro de 2011, com uma campanha intensa de conscientização dos condutores sobre os direitos do pedestre. Em fevereiro de 2012, o Detran-MS iniciou a campanha Volta às Aulas, com o tema "Pedestre, eu cuido". Cerca de 50 mil estudantes foram orientados durante os primeiros cinco meses do ano.Além das escolas e das ruas, o Detran-MS levou a campanha "Pedestre, eu cuido" para as entidades religiosas, empresas de transporte coletivo, secretarias de governo e empresas privadas.