Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022, 10:08 - A | A

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022, 10h:08 - A | A

Conta de água

Tarifa social da água é ampliada para famílias de baixa renda

Assinatura dos decreto faz parte das comemorações do aniversário de Campo Grande

Iury de Oliveira
Capital News

Prefeitura de Campo Grande

Tarifa social da água é ampliada para famílias de baixa renda

Prefeita Adriane Lopes discursa durante evento em que decreto foi assinado

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, assinou o decreto que amplia o número de beneficiários da tarifa social da água, concedida pela concessionária Águas Guariroba. Esse benefício consiste em cerca de 50% de desconto na conta de água de famílias que consomem até 20m³. O evento integra o calendário festivo de aniversário dos 123 anos da Capital.

 

No discurso, a chefe do Executivo Municipal destacou o aumento do número de famílias. “Passamos  de 3% para 6% das pessoas ativas na rede de água e esgoto que poderiam se inscrever na tarifa social e agora mais pessoas terão acesso ao benefício, e ampliação foi possível após estudo do Executivo com o Legislativo e que junto com a Águas viabilizamos o acordo para atender mais pessoas na tarifa social”, afirmou Adriane Lopes.

 

A Águas Guariroba informa que hoje são 15,385 mil cadastrados na Tarifa Social. Como exemplo, quem gasta 20 mil litros paga com a tarifa social R$ 65,41, e na tarifa normal, seria R$ 146,84.

 

Para se encaixar nos critérios o cidadão precisa estar cadastrado no Cadúnico do governo federal e não consumir mais do que 20m³ de água por mês. O benefício também alcança famílias com até dois salários mínimos que estejam passando por problemas de saúde como câncer ou renal crônico.

 

Na ocasião, a Prefeita também lançou um desafio a Agereg. “Para atender mais pessoas, vamos buscar possibilidades de criar uma tarifa especial para Organizações Não-Governamentais que prestam serviços sociais e ajudar a essas entidades que colaboram com a nossa população”.

 

Renovação

Ainda durante o evento, foram renovados os convênios para tratamento de resíduos sólidos de oito municípios, com as cidades de Bandeirantes, Corguinho, Figueirão, Jaraguari, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Terenos. Os resíduos sólidos serão tratados no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II em Campo Grande, pela concessionária Solurb.

 

Segundo Odilon Junior, diretor-presidente da Agereg, as assinaturas vão beneficiar os municípios e favorecer o meio ambiente. “As cidades de pequeno porte muitas vezes não têm como tratar os resíduos sólidos corretamente e Campo Grande tem essa potencialidade se tornando uma parceria que beneficia todo o Estado”.

 

O prefeito de Rio Negro, Cleidimar da Silva Camargo ressaltou que se não fosse o apoio do município de Campo Grande não seria possível atender as leis ambientais vigente hoje no país.

Divulgação / PMCG

Decreto para acabar com tarifa mínima reduz valor da conta de água

Conta de água social

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS