O Processo atraiu 1.872 inscritos para disputar as 960 vagas em dez diferentes cursos autorizados pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e disponibilizados em oito cidades do Estado, contemplando diversas regiões onde o desenvolvimento industrial ganha força. O curso mais concorrido é o de Mineração, oferecido em Corumbá no período noturno, que tem 5,152 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Máquinas e Motores, também oferecido em Corumbá no período noturno, com 4,343 candidatos por vaga.
Também está concorrido o curso de Eletrotécnica, oferecido em Dourados no período noturno, com 3,2 candidatos por vaga e o de Eletrotécnica, oferecido em Corumbá no período noturno, com 3,1 candidatos por vaga. As aulas dos cursos terão início no dia 4 de agosto e os valores das mensalidades estão alinhados com a disponibilidade tecnológica empenhada para a realização dos cursos, de modo a proporcionar um processo de ensino-aprendizagem adequado às necessidades do mundo do trabalho.
Em Campo Grande, estão disponíveis os cursos técnicos de Alimentos, Mecânica de Máquinas e Motores, Mecânica de Automóveis, enquanto em Corumbá são os cursos de Eletrotécnica, Mecânica de Máquinas e Motores e Mineração, enquanto na cidade de Dourados são os cursos técnicos de Mecânica de Automóveis, Alimentos, Açúcar e Álcool, Instrumentação, Eletrotécnica e Química.
Já na cidade de Rio Verde é o curso de Cerâmica, enquanto em Três Lagoas são os cursos técnicos de Mecânica de Máquinas e Motores, Instrumentação, Eletrônica, Celulose e Química. Em Naviraí são os curso de Açúcar e Álcool e Química e, na cidade de Maracaju, são os cursos técnicos de Açúcar e Álcool, Eletrotécnica e Química e, em Nova Andradina, são os curso de Açúcar e Álcool e Química.
Bolsas
O Senai/MS vai garantir bolsas de estudo até o fim do curso para os candidatos que alcançarem bom desempenho nas provas do Processo Seletivo e aos trabalhadores das indústrias. De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, a concessão das bolsas está divida em três modalidades. Os alunos poderão ser beneficiados em três modalidades distintas, por mérito, condição socioeconômica e para os funcionários de empresas industriais, revela.
Na categoria Meritória, tem direito a bolsa de estudo, os três primeiros colocados classificados em cada uma das 25 turmas dos dez cursos oferecidos, sendo que o percentual concedido varia de parcial a integral, dependendo da classificação do aluno aprovado. Para o primeiro lugar, o desconto é de 100%, obtendo assim bolsa integral, enquanto para o segundo o desconto é de 50% e para o terceiro colocado chega a 15%.
Só nesta modalidade serão oferecidas 75 bolsas de estudos em oito cidades do Estado, que após serem concedidas, as mesmas ficarão garantidas, até o final do curso, desde que o aluno garanta os índices exigidos de presença e desempenho escolar, completa Escandolhero, revelando que na modalidade Socioeconômica a concessão está limitada a duas bolsas por turma, desde que o candidato solicite e comprove sua condição vulnerável através da apresentação de documentos.
Jesner Escandolhero explica ainda que na modalidade Socioeconômica o percentual da bolsa concedida pode chegar a até 100% e acrescenta que o regulamento está disponível em todas as escolas e também no portal da Fiems (www.fiems.org.br). A terceira modalidade de concessão de bolsas contempla os trabalhadores da indústria que deverão comprovar por meio de documentos o vínculo empregatício. Os percentuais concedidos poderão chegar a 30% de acordo com a classificação das empresas que foram divididas em cinco categorias.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone 0800-7-070-745 (Com assessoria)
.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


