Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 16:26 - A | A

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025, 16h:26 - A | A

Atenção

Mato Grosso do Sul vai aplicar “dose zero” contra sarampo em bebês de 6 a 11 meses

Medida preventiva segue recomendação do Ministério da Saúde e reforça proteção em áreas de maior vulnerabilidade

Elaine Oliveira
Capital News

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai adotar a aplicação da chamada dose zero contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde. A medida integra ações preventivas já em curso no Estado, que mantém bloqueios vacinais e vigilância ativa para evitar a reintrodução do vírus.

Segundo a Nota Técnica nº 49/2025-DPNI/SVSA/MS, a dose zero não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina – aplicadas aos 12 e 15 meses – e não é contabilizada para fins de cobertura vacinal. A imunização extra será ofertada em todos os municípios, priorizando áreas com maior risco de circulação do vírus, especialmente devido à proximidade com fronteiras internacionais.

O documento também reforça a importância de atualizar o esquema vacinal de adolescentes, jovens e adultos, com atenção especial a pessoas vindas de outros países. Há ainda orientações específicas para pacientes com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), que devem receber vacinas livres do componente alergênico.

“A inclusão da dose zero é uma estratégia fundamental para criar uma barreira imunológica antes mesmo da idade prevista no calendário de rotina. Isso nos dá mais segurança para proteger bebês que estão em fase de maior vulnerabilidade, especialmente em um cenário de risco aumentado pela proximidade com áreas onde há circulação do vírus”, explica Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS